quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

McDonald deixa a Bolívia, no prejuízo, por rejeição da população

Com esta a McDonald não contava. Depois das usuais campanhas, inclusive aquelas abusivas como as que vem sendo alvo de ações judiciais por associar brinquedos para crianças com os seus produtos.

Ou mesmo outras habilidades como burlar a legislação trabalhista como faz no Brasil, [ McDonald explora trabalho escravo em suas lanchonetes ] para se dar bem, teve que encerrar suas atividades na Bolívia, no vermelho, depois de 14 anos de tentativas.

É o primeiro pais latino americano que vai ficar sem uma loja da empresa e o primeiro do mundo onde teve que fechar as suas portas depois de amargar um balanço no vermelho por mais de 10 anos.

Foi um choque para os marketeiros à serviço da empresa, que publicaram um documento com o título: “Porque o McDonald quebrou na Bolívia”, onde tentam explicar, ou entender, porque os bolivianos preferiram continuar prestigiando as suas empanadas aos hambúrguers.

A rejeição cultural é o que explica o fenômeno ímpar. O documento divulgado se baseou em opiniões de cozinheiros, sociólogos, nutricionistas, educadores e historiadores que chegaram a esta conclusão simples.

Segundo as conclusões, na Bolívia, a comida para ser considerada boa requer que seja gostosa, ter esmero e cuidado com a higiene e um tempo longo de preparação, ou seja, a cultura culinária e alimentar do boliviano é exatamente a antítese do “fast food”.

Logo, além do gosto, qualidade do alimento e tempo de preparação ela exige, tambem, um bom tempo para a degustação. Tudo o que um hamburguer não tem.

Opiniões, e gosto, todo mundo tem a sua, não é verdade? Para mim, o povo boliviano saiu ganhando, e muito, com isso. Haja vista a situação da saúde pública na “pátria do hambúrguer” e do "fast food" (EUA), que detém hoje um título inédito na história. O de ser o único país onde a expectativa de vida esta se reduzindo.

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2 comentários:

  1. GOSTEI DA ATITUDE DESTE POVO,SERIA BOM O BRASILEIRO PENSAR NO ASSUNTO EM QUANTO É TEMPO,VALORIZAR O QUE É NOSSO.

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  2. Olá!

    É, eu tambem.

    Além de ser um “jeito de comer” que não tem nada à ver com nossas culturas e tradições alimentares, está mais do que provado que o fastfood, que é um item básico do “American way of life” e responsável por uma população de quase 40% de obesos (38,9%) na sua população, está associado a uma série de doenças como a diabete tipo 2, problemas cardiovasculares e aos problemas da própria obesidade em si mesma.

    O carro chefe desta devastação na saúde dos próprios norte-americanos e em muitos países do mundo é, sem dúvida, o McDonald, tanto é que já começa a ser combatido dentro de seu próprio país de origem.

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Olá!

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