quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Anistia Internacional tenta prender George Bush

O George Bush só não foi levado ainda às barras de um tribunal internacional para ser julgado por seus crimes de guerra, porque foi presidente dos EUA, por muito menos muitos governantes de outros países foram julgados e condenados. É uma pseudo justiça internacional, que só “pega” aqueles que são, ou tenham se tornado, desafetos dos mandantes de plantão, EUA e UE. Este pedido é um sintoma do que já está ocorrendo com os EUA, a perda de respeito/medo diante de sua gradual perda de relevância.

A Anistia Internacional pediu aos governos de Etiópia, Tanzânia e Zâmbia que aproveitem a atual viagem do ex-presidente norte-americano George W. Bush para prendê-lo por violações dos direitos humanos.

Durante seu governo (2001-09), Bush autorizou que suspeitos de ligação com grupos militantes islâmicos fossem submetidos à "simulação de afogamento" e a outras técnicas de interrogatório que a Anistia e outros grupos de direitos humanos consideram ser uma forma de tortura.

"O direito internacional exige que não haja refúgio para os responsáveis por tortura; Etiópia, Tanzânia e Zâmbia devem aproveitar essa oportunidade para cumprir suas obrigações e acabarem com a impunidade que George W. Bush desfrutou até agora", disse o consultor jurídico Matt Pollard em nota divulgada pela Anistia.

Em fevereiro, entidades de direitos humanos disseram que Bush cancelou uma visita à Suíça por causa da ameaça de sofrer um processo judicial. Organizadores daquele evento disseram que o cancelamento se deveu a preocupações com a segurança do ex-presidente, e não à ameaça jurídica.

Bush defende o uso das técnicas agressivas de interrogatório, alegando que elas evitaram que se repetissem atentados como os de 11 de setembro de 2001. 

O Departamento de Estado dos EUA não se pronunciou. (Reuters)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.