quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Fabricantes terão de reduzir substância cancerígena em refrigerantes

Este título parece brincadeira: Fabricantes terão de reduzir substância cancerígena em refrigerantes. Reduzir. E teem um prazo de 5 anos, ainda. São os tais refrigerantes de baixa calorias ou dietéticos, mesmo quando todo mundo esta careca de saber que é pura enrolação e que não ajudam a emagrecer, pois, a tal baixa caloria é só uma força de expressão para enganar, além de tudo teem péssimo gosto, o que fica mais difícil entender porque as pessoas bebem.

Fabricantes de refrigerantes de baixas calorias ou dietéticos cítricos vão reduzir a quantidade de benzeno (substância cancerígena) das bebidas no prazo de até cinco anos, conforme acordo fechado com Ministério Público Federal em Minas Gerais (MPF/MG). As informações são da Proteste Associação de Consumidores.

 O Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado com a Ambev, a Coca-Cola e a Schincariol prevê que a quantidade máxima deverá ficar em cinco microgramas por litro.

A presença do benzeno nas bebidas foi detectada em 2009 pela Proteste ao realizar exames em 24 amostras de diferentes marcas. O Termo de Ajustamento de Conduta foi assinado agora, dois após o MPF instaurar inquérito civil público para apurar o caso.

Ao analisar 24 amostras de diferentes marcas, a Associação detectou a presença do benzeno em sete delas: Fanta laranja, Fanta Laranja light, Sukita, Sukita Zero, Sprite Zero, Dolly Guaraná e Dolly Guaraná diet. Em duas das amostras – Fanta laranja light e Sukita Zero – a concentração estava acima dos limites considerados aceitáveis para a saúde humana. Foram encontrados limites aceitáveis de benzeno no Dolly guaraná tradicional e light, na Fanta laranja tradicional, Sukita tradicional e no Sprite Zero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.