quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Brics discutem ajuda à União Europeia

É, realmente os tempos mudaram, mesmo. Quem diria que veríamos uma situação como esta. A estagnação na Europa e EUA com o crescente número de pobres e de problemas sociais, e países que até pouco tempo andavam com o pires na mão atrás de recursos se reúnem para discutirem ajuda à União Europeia para ajudá-la a sair da crise.

O ministro da Fazenda do Brasil, Guido Mantega, anunciou que os países que integram o grupo Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) se reunirão na semana que vem em Washington para discutir formas de ajuda a Europa. Desafiar o dólar e a Europa sem apostar na sua quebra, e estabelecer outra correlação de forças no Fundo Monetário Internacional, é o que está por trás da oferta de ajuda lançada por Mantega.

(…) Como fato em si mesmo, falar de uma ajuda a Europa supõe uma preocupação. Os Brics temem que a queda europeia e a estagnação norte-americana (ontem foi divulgada a cifra de 15% de pobres nos EUA, ou seja, 46 milhões de pessoas, em 2010) provoquem uma etapa de contração mundial que prejudique também a África do Sul, Ásia e África. 
 
(…) Como o fato em si mesmo, falar de uma ajuda a Europa supõe uma preocupação. Os Brics temem que a queda europeia e a estagnação norte-americana (ontem foi divulgada a cifra de 15% de pobres nos EUA, ou seja, 46 milhões de pessoas, em 2010) provoquem uma etapa de contração mundial que prejudique também a África, Ásia e África.
 
(…) De acordo com os números da revista The Economist, as economias da União Europeia representam um pouco menos de 24% da economia global. Os Brics representam 21%. Mas os europeus têm 32% dos votos no FMI e os Brics só 11%.( o grifo é nosso).


Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.