quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Locais “estratégicos” para os EUA, na casa dos outros

Estes últimos documentos publicados pelo Wikileaks (06/12/2010) sobre áreas e/ou instalações de interesses estratégico dos EUA no mundo, comprovam a atitude imperial do país que considera o resto do mundo como áreas onde pode, sob pretextos e/ou interesses internos, serem “usados e/ou tomados”. O “mapa” ou lista inclui as maiores reservas de nióbio do mundo, do Brasil.

Os documentos de embaixadores sediados em vários países e divulgados agora, resultaram de pedido do Departamento de Estado dos EUA, para que construíssem um mapa ou lista com recursos e infraestrutura, com informações detalhadas, cuja perda poderia impactar a saúde pública, a economia ou a segurança nacional dos Estados Unidos. Conforme diz o próprio comunicado as embaixadas:"cuja perda poderia impactar criticamente a saúde pública, a segurança econômica e/ou a segurança interna dos EUA".

Logo, na realidade, o país não considera estes locais como uma fonte como outra qualquer de recursos que viesse a precisar eventualmente, quando faria contato com os donos, para compra ou coisa do tipo, como seria normal qualquer um que precisasse de um recurso ou produto que não tivesse ou dominasse a produção.

Estes pontos divulgados pelo Wikileaks, formam um mapa de recursos estratégicos que podem muito bem ser “tomados” a depender das conveniências e ou necessidades dos EUA, como nos referimos acima. Claro que a forma como isso – a tomada ou posse – se faria, seria de uma maneira dissimulada, violenta ou não.

Só para lembrar, no “mapa” estão as reservas de nióbio do Brasil, as maiores reservas do mundo com 88% do total – em Goiás e na Amazônia – e o nióbio é matéria-prima para a industria militar e de alta tecnologia, sendo usados em reatores nucleares, mísseis e supercondutores, para ficar só nestes exemplos, além das reservas de manganês.

Entretanto, o que chama a atenção é o caráter imperialista de considerar, em ultima instância, como se os recursos ou produtos fossem seus por algum direto divino, que um deus hipotético os concedeu, o que ajuda a explicar a forma como invade e ataca alvos pelo mundo afora, a seu bel prazer e sem dar qualquer satisfação a quem quer que seja como fez o Bush no Iraque, a pretexto de mentira, que todos conheciam, mas, o objetivo foi atingido que é a posse das gigantescas reservas de petróleo e gás do povo iraquiano, que agora mudou de mãos. 

Estes documentos teem uma importância definitiva, pois, desnuda o esquema de poder e dominação de um país que sempre se sentiu, e agiu, como dono do mundo e o tratou como uma mera extensão de seu terrritório e interesses.
Fonte: Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.