quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Republica Unida da Soja. Território supranacional da Monsanto

Os problemas do uso dos transgênicos não se resumem apenas àqueles de saúde, que tudo indica que existem, ou aos riscos para a biodiversidade no meio ambiente representados pelas “trocas” de material genético entre a planta transgênica e aquelas naturais, existe tembem um problema sério que não é levado em conta, que é a “posse” sobre um vasto território do pais controlado pela Monsanto e demais empresas da área, em decorrência de sua estratégia de venda das sementes e cobrança dos royalties.

No artigo: “Transgênicos e soberania”, comentamos que o sistema adotado pelas multinacionais da semente transgênica: controle de área plantada e cobrança de royaltes proporcionais a área plantada/produzida, cria um problema sério de propriedade efetiva da terra e do produto, bem como de soberania nacional, que você pode conferir no link do artigo.

Existia um sistema de produção agrícola primitivo, no Brasil, onde o dono da propriedade entrava com a terra e o “meeiro” com as sementes e o trabalho e, no final, a produção era dividida ao meio. Pelo visto, sua versão moderna, com os transgênicos, piorou. Além disso, um “fato novo” é o que as próprias empresas envolvidas na produção e comercialização – ou seria concessão? – das sementes, criaram. O nome é “Republica Unida da Soja”, que abrange grandes áreas da Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai, que é ostentada com orgulho em função da imensa área territorial – supranacional – controlada, sobretudo, pela Monsanto, (EUA).

Se associarmos a isso o fato de o grosso da comercialização desses grãos – o Brasil é o 2º maior produtor mundial – ser feito por multinacionaiscomo a Cargill, ADM, Bunge, Dreyfus, para países que as utilizam na alimentação do gado, veremos que, o “negócio da soja” não é, genuinamente, algo nacional. Além da soberania nacional, temos o comprometimento do meio ambiente e biodiversidade, provocado pelo inseticida, glifosfato (Monsanto) que mata tudo, menos a soja, a troco de algumas cifras na balança comercial, por um produto “in natura” e sem nenhum valor agregado.

Se usa o óleo de soja e derivados, tenha certeza – confira no rótulo – que está apostando sua saúde, já que, praticamente, toda soja é transgênica e ainda não existem estudos definitivos que atestem a sua inocuidade à saúde humana e ao meio ambiente. Muito pelo contrário.

Publicado originalmente em Metanoverde 

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.