sábado, 30 de outubro de 2010

Recordando Darcy Ribeiro: “essa gente quer vender o Brasil”

O grande brasileiro que passou sua vida nas lutas pela educação e pela emancipação, de fato, do país, do jugo das “elites burras”, como se referia a elas no texto memorável: “O Obvio”, onde fala sobre as causas da dominação e sujeição do povo brasileiro através da negação da educação.

Fez este discurso à época da
Privatização da Vale do Rio Doce, feita no governo FHC, cujo Ministro do Planejamento era o José Serra, tendo inclusive chegado ao local em cadeira de rodas, pois, já estava bastante debilitado.

Sobre a privatização – ou doação – da Vale do Rio Doce, você confere, ainda, o vídeo onde o Fernando Henrique afirma ter sido o Serra o responsável direto pela sua privatização, no link abaixo:


Senhores membros da mesa, queridíssimos companheiros e amigos.

Preciso contar duas coisas de verdade: não sei se é porque estou velho, sentimental - não sei por que - não posso mais ouvir o Hino Nacional sem vontade de chorar! A segunda coisa que gostaria de dizer preliminarmente, em nome dos que estão aqui e de todos os brasileiros é o seguinte: um beijo na testa de Barbosa Lima Sobrinho!

Eu não vou chegar lá! Mas é muito bonito ver um brasileiro, o mais eminente dos patriotas brasileiros, que lutou todas as lutas brasileiras desses últimos 80 anos, vê-lo vivo comemorando os seus 100 anos. Por isso quero fazer esta pequena homenagem em nome de todos os brasileiros, tanto quanto posso representá-los...

O meu discurso vem agora: Por que é que o Presidente Fernando Henrique - um presidente tão culto, tão inteligente, tão agradável - é um presidente tão ruim! É incrível que Fernando Henrique se deixe dirigir pela pior gente que há, que é o economista! Basta dizer que se você pegar três deles, dos mais eminentes e colocá-los juntos para discutir qualquer assunto - eles vão discordar entre si. Eles sempre discordam em tudo porque não têm certeza de nada...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.