Com o lançamento de ações na bolsa para capitalização que financie a exploração no pré-sal, 24/09/10, a Petrobras consegue a maior arrecadação do gênero da história, de 120 bilhões de reais ou 70 bilhões de dólares, se transformando na 4ª maior empresa do mundo – depois da Exxon Mobil (EUA), da PetroChina (China) e da Apple (EUA) – em valor de mercado, e a 2ª maior petroleira, depois da Exxon Mobil.
Em função da mesma negociação, o governo brasileiro aumentou a participação na Petrobras, de 40% para 48%, aumentado a presença do Estado brasileiro na empresa, que até então se limitava aos 40%, depois da privatização promovida pelo governo anterior, de FHC, do PSDB, resgatando o seu caráter nacional, e estatal, de fato.
Tambem, em consequência do volume das negociações na Bovespa neste dia, a BMF&Bovespa, se tornou a 2ª maior bolsa do mundo, em valor de mercado, passando a maior dos EUA, de Chicago, e vindo depois, apenas, da bolsa de Hong Kong, na China. Com isso, o seu valor é, hoje, 25% maior que o valor somado da Bolsa de Nova York, Londres e Nasdaq.
É uma prova inequívoca da força da Petrobras e do pré-sal, dos acertos do governo federal e da vitalidade da economia brasileira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá!
Bem vindo, a sua opinião é muito importante.