quinta-feira, 8 de julho de 2010

Racismo no futebol e na Copa do Mundo


O racismo no futebol é uma situação recorrente na União Européia, que ultimamente vem tendo algumas iniciativas de combate por parte de federações nacionais e FIFA, inclusive com manifestações durante a copa na África. A crise da seleção francesa, por exemplo, é emblemática, mais antiga e mais séria do que o conteceu depois da eliminação precoce no Mundial da África do Sul.

A França, como outros países da União Européia, nunca conviveu muito bem com uma seleção - e times - cheia de negros, árabes ou muçulmanos fossem eles imigrantes ou não. Só na seleção de 2006 eram 16 negros nativos e/ou imigrantes entre os 23 selecionados, dentre os quais o argelino Zinedini Zidani, o herói nacional do único título francês.

Clique para ampliar
Na África do Sul eram 13 negros dentre os 23 jogadores. Como pode ver na imagem acima dos jogadores que entraram em campo contra o México. Se antes um Zidani ou Hanry arrefeciam os ânimos, agora, o fantasma do racismo e do sentimento anti-imigrante que sempre existiu, volta com força em manifestações – ainda incipientes – que exigem a exclusão de negros, muçulmanos e imigrantes da seleção, por uma seleção branca e genuinamente francesa.

Se em 1998, com o título do mundial a “la Bleu” era ovacionada como a “Black, Blanc e Beur” , negra, branca e árabe, hoje, os tempos mudaram e esquentaram no país.

Entretanto, a seleção francesa não é a única com negros, árabes, turcos, muçulmanos, imigrantes ou não em toda a União Européia. Resta saber se todos forem “excluídos”, algumas não vão ter como jogar. É o caso da Alemanha, por exemplo, com grande parte do elenco formado de imigrantes turcos, poloneses e até brasileiros, que costuma colocar em campo mais imigrantes do que nativos, inclusive suas grandes estrelas o turco Mesut Özil, e os poloneses Lukas Podolski e Miroslav Klose.

O problema de racismo em comunidades da União Europeia não é um fato novo e nem se limita ao futebol. Existem partidos fascistas que teem sua plataforma política baseada na discriminação, propaganda e combate, não apenas aos negros e árabes, mas a todos imigrantes.

Mas, como ocorreu na França, basta que os resultados apareçam para que a cor/raça, origem e crença religiosa sejam deixadas de lado. Basta ver a situação da Alemanha e sua seleção de imigrantes para imaginar que dificilmente será hostilizada, principalmente se levar a Copa 2010. Não é verdade?
Fonte: Esporte Soft

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.