quinta-feira, 24 de junho de 2010

Rede Globo quase provocou a suspensão do Dunga e fiasco da Seleção


É de conhecimento de todos que na Copa de 2006, a festa que a mídia fêz na concentração da Seleção Brasileira durante toda a Copa, também patrocinada pela publicidade da Nike e sobretudo pela Rede Globo, ajudam a explicar o fiasco da seleção. Não é de hoje que a Globo, em nome de seu Ibope e interesses empresariais, “atrapalha” os jogadores com a “conivência” do presidente da CBF, Ricardo Teixeira.

A seleção com o Dunga pode até não ganhar a Copa, mas, esperamos que a seriedade e limites que vem colocando ao dominio histórico da mídia local na escalação dos jogadores e controle dos movimentos da seleção é muito positiva e esperamos que seja preservado por técnicos futuros, e que os interesses ligados a seleção sejam efetivamente aqueles dos 200 milhões de torcedores brasileiros e não os historicamente submetidos à Globo e Cia.

Por conta de um acordo feito “por baixo do pano” com o Ricardo Texeira, desafiando a autoridade do Dunga, seriam feitas entrevistas exclusivas para o Fantástico depois do jogo contra a Costa do Marfim, que o Dunga vetou na hora, o treinador brasileiro quase foi suspenso pela FIFA por hipotéticas ofensas ao preposto da Globo, Alex Escobar, o que teria deixado a Seleção Brasileira sem comando e com resultados previsíveis no torneio, já que a Copa só está começando. O “conchavo” da Globo com o Ricardo Teixeira foi noticiado pela Folha/UOL (22/06/2010) a partir de “apuração” do jornalista do UOL Esporte Maurício Stycer.

Como vê, a Rede Globo mostrou a sua cara e deixou muito claro quais são os seus reais interesses que, pelo visto, não teem nada a ver com o dos torcedores brasileiros e do Brasil. Portanto, apesar de toda onda que a Globo faz na transmissão da Copa, já deu para perceber que não parece que estamos – ela e nós torcedores – querendo a mesma coisa, o sucesso do Brasil e o Hexa. Pense nisso! Outros canais de televisão tambem estão transmitindo os jogos da Copa.

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.

41 comentários:

  1. A Globo faz a cobertura jornalistica e tem o direito de entrevistar os jogadores. O Dunga foi mal educado, não só com o reporter da Globo, como tbm com os demais. Esse assunto só está rolando pq é a Globo, se fosse outra tv já teria termindo.

    ResponderExcluir
  2. Sacanagem desses cara, cara boca galvão.

    ResponderExcluir
  3. Já tá enchendo essa modinha de falar
    mal da globo,então o repórter adivinhou q o dunga veria ele balançar a cabeça e q iria ser atacado com palavrões...tudo agora é conspiração da globo.Bons jormalistas procuram boas reportagens
    se os outros não conseguem a culpa é da incopetência.vai ver jogo na band
    com narração do Silvio luiz q não sabe os nomes dos jogadores e fica 5 minutos calado durante a transmissão.Na globo os caras estudam até pra falar de forma correta nomes complicados de jogadores,isso é se importar com a qualidade.

    ResponderExcluir
  4. Eu não acredito que a imprensa atrapalhe a seleção. A imprensa também não atrapalha a política.

    Depois que fracassam, procuram qualquer bode expiatório.

    ResponderExcluir
  5. kkkk...qta asneira...Não assista a globo e pronta cara...=D
    Viva globo...e os dominados =D

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Qualquer treinador tem autonomia para escalar jogadores e decidir como treinar e conduzir a seleção.

    No caso do Dunga, ele foi escolhido, exatamente, para botar um pouco de ordem no ambiente da seleção e desde o princípio todos sabiam qual era o seu estilo já há muito tempo combatido pela mídia como um todo e, se ele foi mantido, apesar da inexperiência como técnico e do estilo “durão”, foi porque a propria CBF e o Ricardo Teixeira permitiram, tambem, porque estava dando certo.

    Quanto a “perseguição” à globo, você acha que independente do estilo do treinador, o Brasil e os brasileiros mereciam que a seleção ficasse sem o teinador em plena copa e colocasse me risco todo trabalho e perspectiva de ganhar porque a globo queria passar por cima das regras, que legalmente estabeleceu o treinador enquanto os demais veículos da midia aceitou?

    Não vejo como um caso de competência da Globo e sim como excesso de prepotência de quem está há muito tempo acostumada a ditar as regras não só na seleção mas no futebol como um todo.

    Quanto ao Dunga, só para pontuar. Eu nunca gostei dele, do seu estilo trator desde quando jogava na seleção. O meu interesse, e acho que de todos os brasileiros, é na seleção, que dê tudo certo e que possamos ganhar a Copa, entretanto, eu simpatizo cada vez mais com ele...

    Um abraço

    ResponderExcluir
  7. AFFF...Nós pagamos uma das maiores cargas tributárias do planeta, não temos educação, saúde, segurança, nada! E ainda vemos omissos a farra do dinheiro público em todos os ramos da política, mas o brasileiro só pensa em festa, carnaval e copa. Agora eu digo: PENSE NISSO!

    ResponderExcluir
  8. Olá Anita!

    Eu acho que não é bem assim.

    Quanto à Copa do Mundo de Futebol, é provavelmente o único evento no planeta que interessa a bilhões de pessoas, logo, por mais que particularmente tenhamos nossas preferências, temos que concordar que não é pouca coisa.

    Entetanto, como diz, se temos tantas coisas para melhorar, restabelecer o estado de direto onde não deveria existir o dominio de um sistema que já tem um histórico de intervenções – de legalidade questionada – no porcesso político e que para garantir seus privilégios usa de recursos que colocam em risco os intersses da maior parte da população, extrapola o futebol e a festa e torna-se algo a ser realmente “combatido”.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  9. Eu acho que a falta de educação começou com o jornalista da globo que enquanto o Dunga respondia as perguntas balançou a cabeça descordando com o que ele falava, sabemos que o Dunga já possui esse temperamento e que interpretou isso como uma ofensa.

    ResponderExcluir
  10. Tarcicio Andrade disse...
    Eu não acredito que a imprensa atrapalhe a seleção. A imprensa também não atrapalha a política.

    Em que caralho de mundo você vive?! Desde QUANDO a imprensa não influencia na política? Abre os olhos filhão, vc ainda tem MTO (em letras garrafais) que aprender/conhecer sobre a vida, as pessoas, e a influência que elas podem ter, seja por dinheiro, seja por qualquer coisa.

    ResponderExcluir
  11. É isso Fernanda!

    Já existe uma falta de respeito, não só pela pessoa do técnico, mas com os interesses reais da seleção.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  12. Globo quer o monopólio, ainda bem que temos pessoas que enfrenta esse tipos de pessoas, se tente imaginar entre tantas emissoras e vc trabalha em alguma qualquer tem proficionais paga seus impostos como todos e só a globo pode ter exclusividade, bom quando se colocado em igualdade a globo acha ruim pra mim quem querer e for de interese tem que ter acesso, não somente uma, fora que a globo com seus programas faz a opinião pública ela consegue direcionar o pensamento das pessoas para o que deseja, como ja foi falado acima viva a GLOBO E SEUS DOMINADOS .........

    ResponderExcluir
  13. É isso Carlos!

    Há muito tempo que a globo se acostumou a controlar os “corações e mentes” das pessoas, e para isso vem usando de recursos e/ou expedientes, no mínimo, questionáveis, mas, as coisas vem mudando porque as pessoas estão pecebendo e optando por fazer elas mesmas as proprias cabeças.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  14. Opa, opa, opa. Não quero vir aqui defender a emissora mais manipuladora do país, mas colocar a culpa da quase suspensão do Dunga na Globo é de uma má-fé... Quem tomou a decisão de xingar o reporter foi ele, ninguém mais.

    ResponderExcluir
  15. Olá!

    O “xingo” ao repórter, pelo que se sabe, foi um “resmungo” feito em voz baixa pelo Dunga e que acabou sendo captado pelo microfone.

    Mas, independente do ocorrido, o fato é que, provavelmente, uma “ação – de desagravo? - foi proposta à FIFA, que analisou e julgou a viabilidade de suspender o técnico e só não o fêz por julgar as “acusações” irrelevantes.

    Quem entrou com a ação? Acha mesmo que os interesses da seleção, dos torcedores e do Brasil deveriam ser colocados em risco em nome de uma hipotética ofensa?

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Todos estão esquecendo que tornar público um comentário particular, já que feito em voz baixa pelo Dunga, é desrrespeitoso também, todos temos o direito de resmungarmos nossos xingamentos.

    A Globo quis mesmo foi arrumar briga. Pubicar resmungos não é jornalismo.

    ResponderExcluir
  17. Olá Rita de Cássia!

    É isso! O que justifica uma ação de tão grandes consequências para tanta gente e para o país, só pode ter sido movida por interesses “escusos” e nenhum interesse nacional.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  18. to vendo q tem mta gento por fora do lance da globo nem comento pra nao criar tumulto, mas deves em qundo derruba um tecnico da selecao quantos ja foram por causa da globo...

    ResponderExcluir
  19. "A imprensa também não atrapalha a política."
    vc tem idéia do que está falando???
    TV é o maior formador de opiniões da sociedade brasileira, mas não vou entrar em detalhes!
    Nosso treinador é grosso e mal é educado, mas é o jeito dele e eu acho que ele tem todo o direito de ser assim! ELE define o que é certo e errado para a seleção que ELE comanda!
    VAMO LÁ DUNGA RUMO AO HEXA!

    ResponderExcluir
  20. p/Anônimo

    Pelo que se sabe, o futebol no país sempre teve que se enquadrar nas conveniências da emissôra, e não foi diferente com a seleção.

    ResponderExcluir
  21. Olá Brós!

    É isso! Já que as atribuições e responsabilidades são dele e as regras o permitem agir assim, tipo vetar entrevistas e outros privilégios, o lance é com ele e neste sentido está certo.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  23. Não fazemos objeções a qualquer tipo de comentário que contribua para a reflexão e o debate do tema, relevante mesmo em se tratando do futebol, pois, ficou claro que o que está em jogo é muito mais amplo e diz respeito a todos nós brasileiros.

    Entretanto, o ideal é que os comentários sejam identificados, mesmo porque pensar e expressar é um direito de todo cidadão em uma sociedade democrática como a que vivemos e ninguém deve se sentir tolhido em fazer isso, desde que o faça com responsabilidade, não é verdade?

    ResponderExcluir
  24. Paulo Athayde ,quer dizer então q
    o cara foi xingado(gratuitamente)e ele q é o vilão ?Pô tá havendo uma inversão de valores,Se o dunga ou a seleção fosse punida a culpa não seria da globo e sim do dunga q xingou,não é ?geral zuou aquele menino da famila Restart mas parece q ele fez escola,pq é só acontecer algo q dê pra falar da globo q todo
    mundo corre pra "ZUAR MUITO NO TWITTER" rsrsrrrsr
    abraços....

    ResponderExcluir
  25. Olá Alex!

    O tal do “xingo” ou “resmungo” que, ao que tudo indica não foi acintoso e nem tão público assim, e já que a hipotética ofensa teria sido pessoal, e ao que se sabe, se um delito passível de sanções e/ou punições legais, não prescrevem assim tão rápido, logo, o jornalista ofendido – preposto da emissora – poderia buscar a justiça comum para exigir seus direitos e não – o que tudo indica que ocorreu – criar uma situação que viesse a penalizar os interesses, não só da seleção em si, mas, de toda a população brasileira ou do país.

    Portanto, se houve ofensa pessoal, que o(s) ofendido(s) buscasse seus direitos na justiça comum como qualquer um faria, e não na FIFA, onde os efeitos seriam outros.

    ResponderExcluir
  26. Paulo Athayde ,Cara tu tá viajando,
    não foi somente a globo q pôs a imagem no ar,a imagem correu o mundo
    via internet e aqui a 1ºemissora a divulgar foi a Band,a globo só foi colocar a noite no fantástico com aquele editorial do tadeu,então todos nós inclusive vc seríamos culpados se a FIFA resolvesse punir?
    já q quem colocou a imagem é culpado e não quem ofendeu e é o real causador.tá na hora de vc começar a rever seus conceitos...

    ResponderExcluir
  27. FODA-SE A REDE GLOBO! Desvirtuar as notícias e apresentá-las ao público conforme interesses próprios é uma das especialidades deste PODRE VEÍCULO DE IMPRENSA! Nós, cidadãos, devemos aprender a separar reportagens sérias de algumas outras, feitas somente para confundir a opinião pública.

    ResponderExcluir
  28. Oi Alex!

    Confesso que não entendi bem o seu argumento. O que quis salientar é que se houve uma ofensa e/ou um delito por parte do Dunga, o caminho mais correto e previsível seria a justiça comum, e não os “tribunais da FIFA”, onde na realidade o verdadeiro punido seria a torcida ou os torcedores brasileiros com o fiasco provável da seleção.

    Acha mesmo que o interesse pessoal ou de uma emissora se sobrepõe ao de uma coletividade de 200 milhões de pessoas? E se esta – o repórter/emissora – considerasse isso como correto, acha mesmo que deveria continuar contando com o “apreço/audiência” de quem teria sido realmente o punido com o episódio?

    ResponderExcluir
  29. Voce fala da bagunça q foi em 2006 mais vc sobe quem paga o salario do dunga e de todos e tudo na copa? eh os patrocinios... alem disso, ceder entrevista para globo n vai ser a causa de uma possivel derrota.. e quem ganha na verdade somos nos.. ( e a globo tb mais n vem ao caso) pq ajuda a realçar o orgulho de nos para os jogadores... se a globo teve exclusividade, eh pq fez uma proposta melhor a CBF... e apesar de o Dunga ser o técnico ... a palavra dele n eh a ultima...

    ResponderExcluir
  30. Olá Anderson!

    Sobre o patrocínio da seleção que dá, inclusive, direito a Nike “mandar” os jogos amistosos da selação como bem quer é, como diz, muito importante mesmo. Entretanto toda e qualquer seleção do mundo tem patrocinadores.

    A seleção dos EUA da América que tambem é patrocinada pela Nike, recebe muito mais do que a seleção nacional, mesmo com o nivel que tem, enquanto a do Brasil é o que todos nós conhecemos, simplesmente a única que nunca ficou fora de nenhuma copa do mundo e tem 5 títulos, além de ter disputado varias finais, o que é para patrocinador nenhum reclamar de retorno, não é verdade?

    O Brasil se sujeita a isto, por obra e graça da CBF que, inclusive trabalhou – sabe-se lá como – para conseguir impedir a instalação de uma CPI no Congresso Nacional que visava investigar os acordos com a Nike, logo depois do final da Copa de 2006.

    O que teria a esconder a CBF?

    Quanto as vantagens das entrevistas “exclusivas” da emissora com os jogadores, eu tenho cá minhas duvidas sobre estas vantagens que diz.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  31. Afff...E ainda há quem defenda a Rede Göebbels de Manipulação...

    ResponderExcluir
  32. É, o debate é importante, mas não é fácil defende-la.

    ResponderExcluir
  33. Quem aqui já assistiu Beyond Citzen Kane levanta a mão!

    ResponderExcluir
  34. daniel segovia - guaruja27 de junho de 2010 às 22:18

    e eu sei que o papo encheu e que estes defensores da globo devem ser funcionarios dela , ja nao e de hoje que a globo tenta monopolizar a copa , espero que o outro canal que e a band nao perca esta chance e comece e ser mais real em seu comentarios sobre o estilo dunga de ser ..

    ResponderExcluir
  35. É isso!

    Aliás, a flexibilização do “monopólio” e o surgimento de novas alternativas tem muito mais a ver com democracia, não é verdade?

    Um abraço

    ResponderExcluir
  36. Bom foi ver que o Dunga mostrou pra Globo que ela não é nada mais que uma emissora qualquer e será tratada como tal. Exclusividade? Por que?

    O pior é saber que a Globo ainda manipula diversas pessoas.

    ResponderExcluir
  37. Paulo Athayde ,eu tenho um amigo q
    odeia coca-cola e só bebe grapette,
    não vai de jeito algum no mc donalds e não assiste a globo..agora te pergunto,Onde isso vai levar ele boicotando essas empresas ?
    Eu como consumidor eu quero o q há de melhor,em todas as áreas e não criticar os melhores pq virou modinha.Galvão bueno dá emoção até
    em corrida de tartaruga e vem o pessoal e critica o cara...
    "CALA A BOCA ZÉ POVÃO"
    OBS.:ah!! e não trabalho na globo
    e nem conheço ng de lá,
    só q vamos respeitar uma das maiores emissoras do MUNDO !!

    ResponderExcluir
  38. mermao o Paulo Athayde ta com toda razão véi...se o cara se sentiu ofendido, que vá na justiça comum cobrar seus direitos e pronto! E nao levar o caso pra FIFA "resolver" ! E o que é um chingamento perto de críticas e mais críticas que os jornalistas fazem sobre o Dunga? Imaginem o quanto isso nao é humilhante pra um cara campeão do mundo como jogador e que ganhou todas as competições até agora como tecnico...Tem que mandar esses reporteres ir la pra p******** msm!

    ResponderExcluir
  39. Olá Alex!

    Qualquer processo de conscientização, que é o que gera mudança, começa na cabeça de cada um antes de adquirir uma “massa crítica” ou um número de pessoas suficiente para virar uma ação efetiva, como um boicote por exemplo.

    O boicote a empresas e produtos é uma possibilidade que, inclusive já rola em outros lugares, contra produtos e/ou empresas que teem práticas predatórias e desrespeitosas ao usuário ou consumidor. Logo o seu amigo está certo, ele está fazendo a parte dele que é onde tudo começa.

    O fato de uma empresa chegar a ter um nível de qualidade como a Globo, não justifica os métodos que porventura tenha utilizado para chegar a ele e nem aqueles que insiste em usar para mante-lo.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  40. É isso Kaio!

    Você tem razão. Pelo que o Dunga já teve que ouvir e engolir de jornalistas, ele tem se revelado até um cara controlado, não é verdade?

    Um abraço

    ResponderExcluir
  41. p/Anônimo!

    É uma boa observação. Este lance da Globo com o Dunga, vem servindo para mostrar a verdadeira face da emissora e que é possível sim contestar e não aceitar os seus métodos que só tem favorecido aos seus interesses e não leva em conta os interesses da população.

    ResponderExcluir

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.