segunda-feira, 26 de abril de 2010

Qual o país que quer para si e para os seus filhos e netos? Defenda a sua idéia!

Se já tem uma opção sobre o voto nas proximas eleições presidenciais, você pode, e deve, buscar uma participação mais efetiva na defesa não só do seu voto, mas, do que ele efetivamente significa: uma opção para qual tipo de país você quer para si e para os seus filhos e netos, pois, é agora que você pode agir para começar a planejar o futuro dos seus descendentes, já que é no país de hoje e naquele que começa a sair – ou continuar a ser construido – depois das proximas eleições, é onde eles vão viver, estudar e trabalhar.

Para isso é preciso buscar mais informações, além daquelas que a mídia (grande) e alguns jornais e canais de TV veiculam, pois, uma opinião mais completa só é possivel se não nos restingirmos aos Jornais Nacionais e Vejas da vida, que não parecem estar interessados em informar ou fazer jornalismo, mas, fazer campanha aberta pelas ideologias e partidos de sempre desde o periodo do governo militar, para o qual contribuíram, serviram e/ou apoiaram com o Golpe de 64. A não ser que este seja exatamente o tipo de governo e país que deseja. O importante é ter consciência do que esta fazendo ao votar e escolher qual tipo de Brasil deseja.

Antes, para quem queria se envolver na campanha eleitoral só existia o boca a boca e a panfletagem que, embora ainda exista, sofreu muitas restrições em função da lei eleitoral – como a boca de urna, por exemplo. A internet, entretanto, já mostrou que é um poderoso instrumento político, como provaram o seu uso maciço e influência nas eleições norte-americanas e vitória do Barack Obama, bem como o seu uso menos badalado, há já um bom tempo nas eleições na União Européia.

Se tem um blog, é possível, mesmo sem descaracteriza-lo – a depender do seu tema – usá-lo para apoiar, como disse, não só o candidato, mas, o projeto de país que quer para si e para os seus e, se ainda não tem - o blog - é muito fácil fazer um.

Uma alternativa que não exclui o blog é o Twitter – e/ou Orkut e Facebook – onde pode falar com mais facilidade e, provavelmente, com mais resultados, bem como integrar os dois, como faço, postando ou twittando aquilo que escreve no blog, através de links, embora possa fazer, tambem, diretamente no Twitter.

Veja que, embora eu já tenha feito – há algum tempo – a minha opção pelo tipo de país que quero, que é o que vejo crescer a olhos vistos neste governo, a minha idéia com este artigo é engajá-lo nas eleições, não importa qual seja a sua opção de candidato e país. As implicações de uma vitória de um ou outro candidato são tão significativas e importantes - embora queiram fazer parecer a mesma coisa - que não podemos simplesmente votar. É preciso defender com civilidade e respeito o seu modo de ver as coisas como um exercício normal em qualquer processo democrático, como o que vivemos.

Digo civilidade e respeito, por que uma idéia ou opinião se constrói com informações reais e senso crítico, e se expressa com inteligência e argumentos e não com baixarias e palavrões que nada acressentam nem a você e nem aos outros. Gozação e palavrão, longe de serem argumentos demonstram para quem está de fora, exatamente, a falta deles, ou melhor, a ignorancia, grosseiria e desinformação de quem usa.

É isso! Nesses artigos abaixo você encontra referências e dicas de como usar melhor o Twitter e como otimizar o seu Blog.

Leia:
Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.