segunda-feira, 29 de junho de 2009

eDemocracia, novo fórum de participação e debates criado pela Câmara dos Deputados

Uma boa iniciativa do Câmara dos Deputados – entre incontáveis noticias ruins – foi a criação do eDemocracia, fórum que pretende possibilitar a participação nos debates de temas relevantes para o pais, bem como opinar sobre os projetos de lei em tramitação na casa, mas, nem tudo são flores, pra variar...

Em principio, essas participações serviriam de subsídios ao debate, que poderiam contribuir não só no teor ou conteúdo dos projetos, mas, nos rumos da votação. Entretanto, para os nobres deputados: “Todas as pessoas são iguais, mas, algumas são mais iguais que outras”, pois, “criaram” duas instâncias – fóruns – de participação: um para “especialistas” (?) e outro para o “povo”. O que dá para inferir que o conceito de democracia é muito flexível na “casa do povo”.

Vê-se que a raposa perde o pelo mais não perde o vicio. O “povo” continua sendo, apenas, aquele que elege – delega poder – e paga as contas, no mais a “governança parlamentar” continua sendo uma ação entre amigos (e familiares).

Faça um comentário e dê a sua opinião. Aproveite clique no link e diga o que pensa sobre o
eDemocracia. Antes, confira se você é “especialista” ou “povo”.

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.

2 comentários:

  1. Paulo, assim como você fiquei extremamente incomodado com esta falsa democracia. Especialistas e cidadãos comuns em mesas diferentes... Muito triste. Mas não há de ser nada: o Estado só reforça sua rigidez e incapacidade em lidar com experiências em rede, verdadeiramente democráticas.

    Em breve teremos um espaço verdadeiramente público, uma Ágora dos tempos modernos, para exercitar nossa cidadania.

    Um abraço fraterno.

    ResponderExcluir
  2. Ola Rafel!

    E como diz. Vindo de quem vem – parlamentares – não é de surpreender atitudes pouco democráticas como essa. Criam um simulacro de participação para justificar a sua ausência.

    Um abraço

    ResponderExcluir

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.