sexta-feira, 1 de maio de 2009

Trabalhadores assumem controle da Chrysler em processo de concordata

Depois de usar eufemismos como nacionalizar em vez de estatizar, ao processo de tomada de controle pelo Estado, de praticamente todo sistema financeiro nos EUA e UE, tanto os governos como a mídia conservadora, continuam tentando enganar o leitor/telespectador, senão contribuinte, nesses países.

No recente episódio da concordata da Chrysler, 3ª maior montadora dos EUA, os telejornais noticiaram a concordata e acordo com a Fiat, citando o B.Obama, em um esforço para garantir a sua recuperação.

O que ela – a mídia conservadora – não disse, é que no “arranjo” para impedir a sua falência, a central dos metalúrgicos, em troca de créditos bilionários – mais de 10 bilhões de dólares - ficou com o controle, de fato, da empresa, exatamente com 55% das ações. Conforme matéria do The New York Times (29/04/09).

Mas, porque a mentira ou a “omissão tendenciosa”?

É simples. Estatização é um “ícone” do socialismo, e controle de empresas por trabalhadores... é demais, tanto para um governo liberal - ou neoliberal – como para os seus prepostos, uma mídia hegemônica e conservadora tanto nacional como internacional.

E você, o que acha? Concorda, também, que a mídia conservadora “pensa” que o leitor/telespectador é – como poderia dizer? - meio retardado, e que pode ser enganado assim?

Faça um comentário e deixe a sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.