sábado, 1 de novembro de 2008

Corrupção. Você pode ajudar a combater esta “praga” que infesta o país

A corrupção, praga que infesta as instituições públicas do país, parece invisível, resiste as reiteradas ações do Ministério Público e Polícia Federal e tem uma face explícita e obscena que é o tamanho do rombo nos cofres públicos.

A Controladoria Geral da União (CGU), que é responsável por fiscalizar todos os que recebem dinheiro público federal: Ministérios, Estados, Municípios e entidades civis, estima valores na ordem de R$ 3,3 bilhões de reais entre 2001 a 2008, envolvendo cerca de 12 mil processos abertos no período, valores estes referentes apenas a gastos feitos com o dinheiro da União.

Os prejuízos para a economia brasileira como um todo, chega a R$ 10,5 bilhões por ano, segundo dados divulgados, no começo de 2007, pela Federação das Industrias do Estado de São Paulo (FIESP).

Além dos custos em credibilidade para as instituições públicas e empresariais e democracia no país, a corrupção reduz a eficiência e produtividade do investimento público, diminui a efetividade do gasto social, desestimulando o investimento privado, pois, gera um imposto informal “pago” pelo empresário – corruptor – para viabilizar, ilegalmente, os seus negócios.

Dados do CGU constata o elevado nível de irregularidades – corrupção – dos municípios brasileiros. Dentre os municípios fiscalizados, 20% são considerados graves e 70% de irregularidades médias.

Estes dados dos municípios, se referem apenas a irregularidades e mau uso dos recursos provenientes da União, o que da para inferir, que o tamanho do rombo é bem maior.

Estes dados mostram o tamanho da responsabilidade do eleitor na escolha dos prefeitos, bem como na vigilância da sua administração, já que,segundo o IBGE , mais de 70% dos municípios brasileiros tem até 20 mil habitantes, o que facilita, e muito, a ação de qualquer cidadão.

Esta ação se torna mais importante e efetiva, quando se sabe que a CGU atua, também, sob denúncia que pode ser feita por qualquer um dos cidadãos/eleitores.

Se quiser fazer valer os seus direitos, clique em Ouvidoria Geral da União em Brasília ou no seguinte, Contatos para acessar a ouvidoria do seu Estado.

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.

2 comentários:

  1. muito bom o post, bem escrito e criterioso. parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Olá Ana Lúcia!
    Fico feliz que tenha gostado, suas palavras são um incentivo para buscar melhorar a qualidade dessa pequena contribuição para tornar o nosso país mais justo e democrático.

    ResponderExcluir

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.