quinta-feira, 19 de junho de 2008

Resultado de pesquisa sobre credibilidade das instituições brasileiras

Pesquisa revela, pela ordem, as instituições brasileiras com maior credibilidade junto à população: Forças Armadas, Igreja Católica, Polícia Federal, Ministério Público, Imprensa e Judiciário. A pesquisa foi feita pela Associação dos Magistrados do Brasil (AMB) que entre outros itens, avaliou, também, a principal fonte de informação que os pesquisados utilizam para se informar.

O resultado – com nota de 0 a 10 – não surpreende. O 1º lugar ficou com a TV com 7.4, o Rádio e o Jornal com 6.0 e, agora, o surpreendente, a Internet com 5.0, praticamente, empata com o Radio e os Jornais. As Revistas, por sua vez, ficaram com nota 1,0.

As discussões sobre a ameaça da Internet aos meios de comunicação tradicionais têm defensores ardorosos nos dois lados, sendo que já foi constatada uma evasão de todos eles, inclusive a TV, para a Internet. Notícia veiculada, hoje, pçor exemplo, afirma que o faturamento com propagandas na Internet acaba de superar a mídia impressa na Inglaterra.

Voltando a pesquisa da AMB, os parlamentares ficaram em último lugar no ranking de credibilidade entre as pessoas consultadas, o que não chega a surpreender.

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.

2 comentários:

  1. Primeiro temos que avaliar o que eles chamam de "população". Se levarmos em consideração que pobres e miseráveis ainda que tenham alguma instrução não são entrevistados nesse tipo de pesquisa,(só a classe média em todos os seus níveis, ou seja os analfabetos secundários), vamos chegar à conclusão de que a coisa está muito preta. Que outro resultado se poderia esperar num país onde não há interesse em Educação? Como manter gente esclarecida em currais? Ficaria muito difícil, não é mesmo?
    A gente sabe que tudo começa pela Educação. Mas aqui a nota é zero. Investimentos...Zero. Projetos responsáveis... Zero. Aliás, "eles" berravam por isto antes de chegar ao poder. Mas agora parecem órfãos da história que os pariu. Que decepção!...
    Quanto à classificação dos parlamentares, nem é preciso ser educado para saber que o lugar de alguns (muitos)daqueles gajos não é o último, - é na prisão.
    Bjs, obrigado por suas palavras em meu blogue. Apareça quando quiser. Inté!

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Você tem razão quanto à importância e ao mesmo tempo o pouco caso, ainda, com a educação, com a idoneidade moral de muitos políticos de plantão, mas, uma coisa interessante, também, é que, com exceção da Igreja Católica, os primeiros lugares foram ocupados por instituições, de alguma maneira, ligados a segurança. O que é bastante sintomático, não acha?
    Muito obrigado pela visita!

    ResponderExcluir

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.