sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Trocar o dia pela noite esta associado ao surgimento do câncer

A Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (AIPC) da Organização Mundial de Saúde (OMS) adverte que, quem trabalha em turnos – troca o dia pela noite – tem maior risco de desenvolver câncer. O poder carcinogênico seria equivalente ao uso do cigarro, das radiações ultravioletas e drogas anabolizantes.

Os estudos constataram que o trabalho em horários irregulares, que está associado ao surgimento de tumores, se deve a perturbação crônica dos ritmos circadianos, que regulam o sono, a temperatura corporal e a secreção de diversos hormônios, predisponham ao desenvolvimento de células malignas.

Cerca de 20% da população mundial trabalha em turnos, notadamente nas áreas de saúde, transporte, industrial, e de comunicação além, é claro, de inúmeras outras que vêm surgindo nos últimos tempos.

O acidente com a usina nuclear de Chernobyl (1986), bem como a explosão do ônibus espacial Challenger e um dos maiores vazamentos de petróleo da história, no Alasca, com o petroleiro Valdêz (1989), estão relacionados a distúrbios do sono.

O estudo aponta alternativas ou atenuantes, já que seria impensável que a sociedade contemporânea funcionasse, pelo menos em parte, 24 horas por dia, e que depende das empresas criarem alternativas e adaptações para minimizarem os riscos para os trabalhadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.