sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Softwares, impostos, pirataria e preços

O Brasil foi o país que registrou a maior queda nos índices de pirataria de softwares do mundo, mas ainda representam 60% do total instalado no país, e saiu de uma “lista negra” internacional sobre pirataria, também em função dos esforços do governo para combatê-la.

Os softwares são caros porque os preços praticados aqui são os mesmos dos EUA, por exemplo, sendo que temos uma realidade econômica – de renda – muito diferente. Isso tudo apesar da redução de impostos, que segundo a revista Computerworld, o Super Simples – imposto para micros e pequenas empresas – que ampliou a sua abrangência também para empresas de maior porte, chegou a baixar em 80% a carga de impostos para as empresas do setor.

Logo, não da para entender porque a persistência da tal da paridade com os preços internacionais. Provavelmente só foram afetados, significativamente, pela redução dos impostos, os hardwares, já que os softwares a que nos referimos, chegam prontos, em sua maioria, como os Sistemas Operacionais da Microsoft.

Algo precisa ser feito, pois restabelecer a legalidade ou o respeito às normas e leis, são pressupostos para a construção de uma sociedade mais justa e democrática.

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.