domingo, 13 de janeiro de 2008

Petrobrás e UFRJ criam tecnologia para produzir etanol do bagaço de cana

A partir da necessidade da Petrobras de investir em novas tecnologias para aumentar a produção de álcool, sem expandir a área de cana plantada, o que provavelmente estimularia a competição com a produção de alimentos e o desmatamento, os seus pesquisadores, junto com os da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), desenvolveram um método de produção do álcool, a partir do bagaço da cana.

O bagaço da cana é o resíduo agroindustrial mais expressivo do Brasil, logo “matéria prima em abundância”, que será reciclado, agora, com a nova tecnologia.

É uma grande descoberta e que promete aumentar em 40% a produção nacional do álcool e consolidar a posição estratégica do Brasil, como grande produtor mundial de bicombustíveis.

Os pesquisadores da Petrobras afirmam que a mesma tecnologia pode ser utilizada na fabricação do bioetanol, com resíduos vegetais, como palha ou capim, além de resíduos do processamento da mamona, soja e outros vegetais.

É a Petrobras assumindo de vez a sua posição de produtora de energia, transcendendo a de simples petroleira.

Um comentário:

  1. Olá, moro em Niterói -RJ, sou atriz e modelo e fui capa do jornal Lig do dia 12. Minha primeira capa. Estou passando por aqui para convidar todos os leitores deste blog para visitarem o meu blog e comentarem. Sua opinião é muito importante para mim. Obrigada. Evelyn Montesano.
    http://www.evelynmontesano.blogger.com.br

    ResponderExcluir

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.