segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

ONU Defende a Eliminação das Tarifas à Importação do Etanol Brasileiro

03/12/07

O etanol brasileiro é reconhecidamente o mais barato de produzir, gera menos emissões de CO2 na produção e é mais eficiente na redução da intensidade de emissões de carbono de veículos de transporte.

Este não é um texto de propaganda do governo brasileiro para promover o etanol ou álcool nacional. É parte do texto de um relatório /recomendação de um órgão da ONU, chamando a atenção para a irracionalidade de se cobrarem tarifas para a importação do combustível brasileiro.

Segundo o mesmo documento, a adoção de tarifas para a importação do etanol brasileiro pela União Européia e EUA prejudica o esforço pela redução das emissões de CO2 e efeito estufa.

Estas tarifas têm motivos comerciais que visam dar competitividade artificial ao etanol produzido na União Européia e EUA que utilizam a colza e o milho, respectivamente, comprometendo os preços internacionais dos produtos e o abastecimento de alimentos.

São procedimentos, tecnologicamente mais caros, com maiores custos ambientais e energéticos, impedindo que consigam um preço competitivo, tanto interno como internacionalmente, com relação ao álcool brasileiro.

A ONU defende a eliminação das tarifas, na realidade subsídios, à importação do etanol brasileiro, não só porque beneficiaria o Brasil em seu esforço de desenvolvimento, mas, sobretudo, porque permite maior produção e uso do etanol, com as vantagens ambientais conhecidas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.