quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Em Bali, a Nova Conferência sobre Mudanças Climáticas

05/12/07

Em Bali, na Indonésia, esta acontecendo a Conferência sobre Mudanças Climáticas, para substituir ou dar continuidade ao Protocolo de Kyoto feito em 1991, que tem grandes desafios a superar.

Primeiro porque o próprio Protocolo de Kyoto teve seu efeito bastante reduzido, durante estes anos todos, sobretudo pela negação dos EUA, maior poluidor e emissor de gases de efeito estufa individualmente, ter-se recusado – ainda se recusa – a ratificá-lo.

Segundo, porque no geral, os demais países alvo – maiores emissores de CO2 – praticamente o G8, aderiram formalmente ao protocolo, mas na realidade, empurraram com a barriga, as suas metas de cortes de emissões propostas ou previstas.

Agora, o terceiro e grande desafio, é conter a expansão do uso do carvão mineral, que é disparado, o maior produtor de emissões de CO2, já que a crise nos preços do petróleo e as baixas reservas, aliados a ainda incipientes e caras, fontes alternativas de energia, como o etanol e o biodiesel, forçarem a sua utilização cada vez maior.

Ele – o carvão mineral – é abundante e barato, principalmente nos países em franco e acelerado desenvolvimento como a China e Índia, embora tanto a União Européia como os EUA, o continuem usando largamente, como todos os demais, provavelmente para aliviar a conta do petróleo.

Isto tudo, além do difícil desafio dos países desenvolvidos, de tentarem dividir com os países em desenvolvimento, a fatura, própria, de corte obrigatório de emissões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.