terça-feira, 20 de novembro de 2007

Os 5S da Racionalização

20/11/07

Os 5s de racionalização visam otimizar o uso do ambiente de trabalho, tornando-o mais eficiente e produtivo. São regras e ou princípios simples que se aplicam em qualquer lugar, independente da função.

1º - SEIRI – SENSO DE UTILIZAÇÃO

Separar o útil do inútil, eliminando o desnecessário.

Classifique e separe os objetos e dados úteis dos inúteis da seguinte forma:

O que é usado sempre – Coloque o mais próximo possível do seu local de trabalho.

O que é usado quase sempre – Coloque próximo ao local do seu trabalho.

O que é usado ocasionalmente – Coloque um pouco afastado do local onde trabalha.

O que é usado raramente, mas necessário – Coloque separado num local determinado.

O que for desnecessário deve ser reformado, vendido ou eliminado.

Os outros 4s serão postados na seqüência, pois o texto ficaria muito grande para se feito de uma única vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.