sábado, 10 de novembro de 2007

As Leis Seletivas

10/11/07

No Brasil, como de resto em todo mundo, ou pelo menos nos países capitalistas, a ênfase das leis e sobretudo do Código Penal, é concentrar o seu rigor, em ações, delitos ou crimes contra o patrimônio. No nosso caso privado.

Veja aqui, no Blog, sobre o gaúcho que pegou 5 anos de prisão em regime fechado pelo roubo de um boné ou de uma senhora desempregada em São Paulo, por ter roubado um pote de margarina, permaneceu presa – apesar de todos os esforços de entidades civis e direitos humanos para que respondesse o processo em liberdade, já que tinha filha pequena e mãe doente em casa.

Dois casos entre os inúmeros que rolam por esse Brasil a fora, que ilustram o rigor da lei na defesa do patrimônio físico e preferencialmente, sobre as cabeças dos “sem advogados”.

Apesar de ser extremamente rigorosa na defesa do patrimônio privado, é, como sabemos, sempre conivente, falaciosa e omissa, quando o patrimônio é publico.

Não precisamos enumerar casos. As centenas de autuações da Policia Federal, que enchem constantemente as cadeias de bandidos, ladrões de todo tipo, do dinheiro publico, que não chegam a esquentar a cadeia, são os “com advogados” e os “com privilégios”, ou ainda os “com imunidade”.

O caso mais recente, é sobre os tais dos responsáveis pela fraude criminosa com o leite tipo “Longa Vida”, que não obstante as conseqüências de difícil mensuração na vida e saúde de milhões de pessoas, já estão soltos. E o foram imediatamente.

A vida por aqui, não é um patrimônio tão importante assim.

É aquela velha historia: “todos são iguais perante as leis, mais alguns são mais iguais que os outros”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.