domingo, 30 de setembro de 2007

Medindo a corrupção. Relatorio da Transparência Internacioal

Relatório da ONG Transparência Internacional, divulga o índice de percepção da corrupção feito entre 180 países. Não obstante a seriedade da instituição, o relatório é parcial e omite “detalhes” muito significativos.

Por exemplo, não leva em conta o potencial e a atuação desses países, “top” em bom comportamento interno, e atitudes predadoras externas, onde suas empresas multinacionais, induzem e promovem a corrupção e a desobediência das leis locais dos países onde atuam, usando de todos os expedientes ilegais para otimizar os seus lucros, que vão para os seus países de origem, os “paraísos de honestidade e bom comportamento no uso da coisa pública”, às custas dos outros.

Um bom exemplo é a Suiça, classificada entre os dez primeiros colocados, que vive sobretudo dos lucros de seus famosos bancos, abarrotados de dinheiro sujo, resultante da corrupção , do tráfico de drogas, sonegação de impostos, desfalques, roubos de dinheiro público e de crimes de todo tipo praticados em todo o mundo, o que a torna um grande estimulo e incentivo a estas praticas.

Para ficar só nesse exemplo, a Suiça, tem as atuações da Nestlé , que age em meio mundo, há décadas, falsificando, adulterando produtos, corrompendo e fazendo propaganda enganosa, sendo frequentemente alvo de ações judiciais no Brasil, como de governos de muitos países em defesa de seus consumidores, como recentemente na China, onde foi condenada por enganar os consumidores.

Portanto, com os indicadores anunciados, o Brasil tirou 3,5 em nota de 0 a 10, em 72º lugar, entre os 180 países pesquisados, e não só este resultado, mas, todos devem ser vistos com reservas. Não pela constatação de nossos níveis de corrupção, que não precisa de pesquisas para ser percebido por todos, mas pelos dez países mais “limpos”, que como disse acima, frequentemente se fazem e se mantém “limpos”, às custas de suas ações sujas nos países “menos limpos”.

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.