terça-feira, 17 de julho de 2007

Investidas dos EUA contra o Mercosul e de olho na ALCA

Se a intenção do Bush em sua última viagem ao Brasil para firmar o acordo do etanol era, além do etanol em si e atrapalhar os planos da Venezuela na América Latina, como já falamos aqui, O H. Chaves mordeu a “isca” e acabou dando um presente aos EUA.

Com as suas críticas ao
etanol ao biodíesel e ao Brasil, endossadas por Fidel Castro mais de uma vez, acabou por criar uma crise diplomática e de relacionamento com o Brasil e outros países, que esta ameaçando o Mercosul.

O
Mercosul é, de longe, o alvo mais sério da política externa norte-americana para a América do Sul, por representar a pedra no caminho da ALCA ( Associação Latino-Américana de Livre Comércio ), ou seja, do projeto norte-americano de transformar, de uma vez por todas, a América Latina em quintal dos EUA.

Na última reunião do
Mercosul (29/06/07), os países sócios, com a ausência inédita da Venezuela, trataram de alinhavar acordos para retificar o mínimo de coerência e firmeza com o já acordado, para garantir a sobrevivência do bloco e a resistência às pretensões hegemônicas dos EUA. Com ou sem a Venezuela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.