terça-feira, 17 de julho de 2007

Livro e leitura, o que acha que falta para melhorar no Brasil?

Quando se fala em leitura, a França é sempre citada, com os 11 a 12 livros “per capta”, em contraposição a, aproximadamente, 4,7 por ano no Brasil, hoje (2010).

Uma cena comum em cidades francesas é ver-se cidadãos de todas as idades, lendo livros em filas, cafés, metrôs e ou transporte coletivo. Aliado ao grande número de leitores, a França tem um elevado número de escritores e de editoras além de uma tradição literária e editorial importante.

Existem leis de incentivo ao livro na forma de subsídios as editoras, que existem aos milhares – tipo a Lei Rouanet no Brasil para áudio-visuais – que garante um grande catálogo nacional de publicações e consequênte divulgação e barateamento do livro.

No Brasil, existe a lei de incentivo a produção de áudio-visuais, como já falamos; leis de apoio aos clubes de futebol para sanear os desmandos e incompetências dos cartolas; a lei que distribui, aproximadamente 130 milhões de livros didáticos gratuitos nas escolas públicas, para citar algumas, mas, nada que estimule nem o autor ou o mercado editorial, não didático, mais significativo.

Embora, tenhamos que considerar as inicativas do governo Lula, com o Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL), que vem distribuindo bibliotecas publicas pelo país – uma para cada município – alem de outra medidas, que tem, inclusive muito a ver com este salto no índice de leitura, que foi de 2 para os atuais 4,7 livros.

As Feiras do Livro e Bienais do Livro, são eventos importantes para divulgar o livro e a leitura, mas, ainda, ficam restritos a pequenos setores da sociedade, não tendo uma abrangência significativa para a população como um todo em função do preços dos livros praticados no país.

A melhoria da Educação, também, passa por um maior incentivo ao livro e à leitura, e ao engajamento da escola nesse processo que deve encontrar maneiras de tornar o livro e a leitura algo prazeroso, que é, retirando-lhe o caráter compulsório das indicações de leitura pelos professores.
Revisado em 2010

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