quarta-feira, 6 de junho de 2007

O Iraque é o Vietnã


26/05/2007

Segundo artigo do The New York Times de 26/05/07, a Casa Branca estaria planejando a redução das tropas no Iraque, em um processo de retirada progressiva.
Como diz o ditado: "cachorro mordido de cobra, tem medo de linguiça"
No "esforço de guerra" para submeter o Vietnã, no passado recente, os EUA acabaram tendo que sair correndo, com os vietnamitas em seus calcanhares e até hoje eles não conseguiram digerir ou exorcizar os fantasmas da humilhante derrota do maior e mais poderoso exército do mundo para um povo mal armado, até mal nutrido, mas com uma força única; defender a sua casa, o seu país contra o invasor.
Para não ver este filme novamente, já que apesar de todo poderio e todos os esforços estão perdendo o controle do Iraque, se é que já o tiveram em algum momento, pois a guerra na mídia, com a manipulação da notícia é bem mais fácil de vencer, estão tratando de cair fora de fininho, antes que seja tarde.
Esta tirando o corpo fora, esquecendo os falsos discursos de levar a democracia ao Iraque e ao mundo, e deixando como saldo uma guerra civil no país, com tropas iraquianas treinadas por eles, lutando contra a resistência a invasão.
A prepotência imperialista da nisso. E agora deixa a batata quente nas mãos do povo iraquiano, que deve morrer de saudades dos tempos do "ditador" Sadam Hussen.
O orgulho e a vaidade do "xerife do mundo", não iria suportar mais uma derrota militar humilhante para um povinho de terceiro mundo, como no Vietnã.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.