quarta-feira, 6 de junho de 2007

Dia Mundial do Meio Ambiente


05/06/07


É o primeiro depois do anúncio em 02 de fevereiro do relatório sobre o Aquecimento Global.
O que temos a comemorar? Segundo alguns meios de comunicação nada. Mas na realidade, temos muito. A começar pelo anúncio em si, pois embora já se soubesse sobre a escalada do aquecimento e de suas conseqüências , foi a primeira vez em que foi feito um anúncio sistemático com repercussão imediata em todo o mundo, com a cobertura da mídia - pelo menos num primeiro momento - e pelo início dos debates.
Parece que existe mais conversa, promessas e um jogo de empurra, do que alguma medida concreta feita ou tomada por governantes, principalmente pelos principais atores responsáveis pelo quadro instalado; as concentrações excessivas de CO2 na atmosfera, EUA e Europa.
Pesquisa feita, via Internet com internautas de 46 países e divulgada pela BBC, constatou que quatro entre cinco brasileiros - 81% - estão preocupados com o problema, ficando em primeiro lugar entre os países pesquisados, sendo que internautas dos EUA, ficaram na lanterna e com um índice alto de desconhecimento sobre a natureza do problema, justamente no país que isoladamente é o principal responsável.
O Brasil tem contribuição insignificante no problema, pois ao contrário da maioria dos países, tem uma matriz energética limpa - hidrelétrica - tem um super-filtro na Amazônia, apesar das queimadas ( que estão diminuindo) e o uso do alcool, há décadas, não só como combustível puro, mas sobretudo como componente na mistura com a gasolina.
Neste momento, foi o único pais que apresentou uma proposta comprovada, de alternativa aos combustíveis fósseis. É uma tecnologia inteiramente nacional, desenvolvida quando ainda nem se cogitava no seu efeito ambiental, e agora aumentam as suas exportações para o mundo, não só do combustível , mas também da tecnologia.
Além de pouco ter contribuído para o problema, o Brasil é um dos poucos que efetivamente esta contribuindo para a sua solução.
Apesar disso, ainda podemos contribuir pessoalmente pela melhoria das condições da vida no planeta. É usar a criatividade, a racionalidade e o bom senso no uso dos recursos naturais no dia a dia , como água, energia, lixo etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.