segunda-feira, 4 de junho de 2007

Assasinato em Massa nos EUA


23/04/2007

É surpreendente como a tragédia ocorrida com os estudantes em universidade norte-americana, ainda espante as pessoas.Claro que a tragédia fala por si mesma e é impossível se ficar indiferente.
O que quero salientar é que o episódio, relativamente freqüente, já faz parte da cultura norte-americana.
Um país onde em comentário após a tragédia, o próprio Presidente da República reitera o seu apoio a política e a cultura de venda e porte legal e irrestrito de armas pelos cidadãos comuns, não devia se surpreender tanto, pelo menos eles mesmos.
Sabe-se que uma das bases do tripé que sustenta a economia norte-americana, é a indústria de armas pessoais e de guerra.
O Presidente, mesmo que quisesse não teria coragem de "peitar", provavelmente o maior dos lobbys do país que é o das armas, quando não é segredo para ninguém que é um dos principais, senão o principal financiador de campanhas políticas nos EUA, principalmente a presidencial.
Parte da agressiva política externa que promove guerras sucessivas pelo mundo afora, é a contrapartida dos eleitos da Casa Branca, aos financiadores de suas campanhas eleitorais.
Não existe dois pesos e duas medidas. A já secular cultura de armas entre a população nos EUA, além de periodicamente promover estas tragédias, é também responsável pela maior população carcerária do planeta, alem da estatistica de cerca de 100 crimes/acidentes diários com armas feitos por não deliquentes convencionais.
Existem setores da sociedade norte-americana, que lutam pela proibição da venda e porte de armas, mais a julgar pelo "poder de fogo" da indústria de armas, a tragédia tem que aumentar, tornar-se endêmica e criar um fato realmente novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.