segunda-feira, 1 de junho de 2020

As radicais limitações da ‘versão gratuita’ do WhatsApp [de pobre] e as fakes

Parece aleatório, mas o efeito é tão radical que deve rolar grandes interesses [e grana] na conversa.

O WhatsApp dito gratuito que praticamente ‘todo mundo’ usa, conforme a própria empresa, é liberado através de acordo com operadoras com a própria empresa, o Facebook, admite, para estas liberarem em sua versões mais simples.

Admite assim o detalhe radical e que suscita reflexões, que é o fato de esta versão do aplicativo não permitir nem o aceso a links e muito menos à verificação de origem da mensagem recebidas, e que seria a versão predominante nas classes C, D e E, o verdadeiro universo onde reina a fake news.

Ou seja, seria o único recurso de aceso à rede de internet, sem chances de qualquer verificação acessória ou esclarecedora sobre o que o usuário acaba de receber e se hipoteticamente quisesse conferir.

Só lhe é permitido passar à frente, assim, cruamente...

Segundo o próprio WhatsApp, 120 milhões de brasileiros usam o aplicativo. E muitos, principalmente das classes C, D e E, aderem a planos de celular com pacote restrito de dados, mas com WhatsApp gratuito graças a um acordo com as operadoras. Isso significa que acabam tendo acesso à internet somente por meio do aplicativo, ou seja, sem possibilidade de clicar em links ou verificar na rede a origem da informação.

Como pode ver, é o que garante efetivamente o ‘metabolismo fake’.

Quando um contingente radical da população local tem assim a sua única via de acesso à informação ‘moderna’ [além da já tradicional e cativa, o Jornal Nacional], com a qual se orienta e se pauta, sobretudo, nas eleições ou coisa que o valha.

A ponta do iceberg das fake’s ameaça aparecer na esteira dessa resistência ao esquema Bolsonaro, com instalação de ‘inquéritos’ e ‘sindicâncias’, que podem, também, estar apenas querendo mostrar serviço para o da poltrona, para que tudo continue como antes.

Deve ter a ver, também, com o bizarro contingente de 33% do eleitorado que lhe continua fiel, não obstante as notórias “ações de seu governo”. 

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.