sábado, 23 de dezembro de 2017

Como fazer para usar dicas simples, dar um ‘trato' e turbinar sua memória

Lapsos de memória nem sempre é, como muitos acreditam, um atributo da idade. Os tempos modernos, entre aspas, com suas pressas e desafios mil, criam condições que facilitam as falhas de memória que não escolhe idade para acontecer.

Palavrinhas pós­-modernas, como a ansiedade, o estresse, tensão continuada, a fadiga... São grandes ‘aliadas’ da pouco memória ou lapsos de memória.
Leia também: 
 - Sem memória não somos nada diz guru de neurociências. Veja dicas 
 - Levedo de cerveja, entre outras coisas, é um poderoso antiestresse 
 - A meditação transcendental pode reduzir a depressão 
 - Porque você deve começar a fazer meditação, agora
Às vezes são apenas motivos de brincadeiras e gozações, mas, podem vir a prejudicar as nossas tarefas comuns no cotidiano, daí a necessidade de “dar uma cuidada”.

1. TROQUE O ANEL DE MÃO

Relacionar o que você acabou de ver a um objeto ou situação ativa a lembrança. É só ligar um pensamento a outro. Aquela história de amarrar uma fitinha no dedo ou inverter o anel também funciona.

2. CULTIVE AS AMIZADES

O isolamento social tem efeito indireto na cognição e na memória. Além disso, a solidão é fonte de estresse para o cérebro. Tenha sempre amigos por perto.

3. DANCE

Se mexer de acordo com o ritmo é uma boa opção para exercitar a memória. Movimentos com os quais você não está acostumada a realizar no dia a dia estimulam os circuitos neurais. A novidade desenvolve o aprendizado e as lembranças.

4. COLOQUE ORDEM EM CASA

Crie uma rotina. Organize-se e guarde as coisas sempre no mesmo lugar. O cérebro aprende, sem você se dar conta, que aquele é o local das chaves ou da escova de cabelo.

5. LEIA

Mergulhar em um livro é um dos melhores exercícios para trabalhar a memória. Mas é importante usar a atenção nessas horas. Escolha o ambiente e o horário mais propício. Desligue a televisão e o computador, e boa leitura.

6. RELAXE

A maioria das pessoas não consegue se concentrar e prestar atenção em momentos de tensão. Tirar a preocupação da cabeça e relaxar abre espaço para guardar outras informações.

7. DURMA MAIS

Durante a noite o cérebro se ocupa com o processamento das informações coletadas ao longo do dia. Sete ou oito horas de sono todas as noites são suficientes para que ele filtre e ordene os acontecimentos.

8. ABRACE OS SENTIMENTOS

Você sabia que as emoções intensificam as memórias, mesmo aquelas mais simples, como onde deixou a caneta? Então, nada de reprimir a vontade de abraçar alguém ou até de chorar quando bater aquela vontade.

9. EXERCITE O CÉREBRO

Treinar a cachola aumenta a probabilidade de armazenar informações e impede que elas sejam substituídas por novas memórias. Um bom exemplo é repetir algumas vezes o nome de uma pessoa a quem acabou de ser apresentada.

10. MEDITE

A prática melhora diversas funções cognitivas. O ato de esvaziar a mente e refletir sobre um objeto em especial ativa a concentração e por isso tem efeito positivo sobre a memória.

Como pode ver, não é nada de tão difícil assim, sobretudo porque o resultado é uma memória ‘mais no ponto’, como deve ser.

Com informações de corpoacorpo

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.