quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Hackers se aproveitam do incêndio em Santa Maria, criam spam e atacam PCs

Embora estes ataques não se justifiquem, aliás, nenhum deles, neste caso, eles exploram a morbidez das pessoas que até falam sobre a sua “pena” ou solidariedade com as vítimas e seus parentes, mas, não desgrudam do noticiário buscando detalhes mais bizarros sobre o acontecido, o que reflete um apreço pelo mórbido e/ou um prazer velado com as cenas mais fortes e chocantes das tragédias.

Logo, o impulso para clicar no link com “vírus” e com isso “ferrar” o seu PC, é consequência dessa morbidez inconfessada.

"Empresas de segurança começam a chamara atenção dos internautas para a ação de hackers que estão utilizando um tema muito abordado recentemente para criar ataques maliciosos. A Bitdefender, empresa que produza softwares antivírus, alertou que mensagens de spam com links supostamente relacionados à tragédia de Santa Maria estão invadindo a web.

Já forma identificados mais de 10 tipos de e-mails com conteúdo malicioso circulando pela rede. As mensagens alegam possuir conteúdo exclusivo relacionando ao incêndio, como fotos ou vídeos gravados via celular no interior do local da tragédia.

Os cibercriminosos costumam se aproveitar de situações de tragédias e com grande repercussão na mídia para aplicar seu golpes. O fator curiosidade é uma de suas principais isca para atrair a atenção das pessoas. Basta se lembrar de grandes catástrofes, como o tsunami que assolou o Japão em 2011, para ligá-los a diversos e-mails falsos.

Mas eles não utilizam apenas para fisgar vítimas eles tambem se aproveitam dos motores de busca para atrair a atenção dos pessoas. Por exemplo, ao buscar na web assuntos como “imagens chocantes de Santa Maria' ou “Vídeo do Incêndio no RS” você pode ser direcionado para sites maliciosos.

“O usuário deve apagar, sem abrir, todo e qualquer e-mail que chegue com este tipo de assunto e deve ter o máximo cuidado com os links que for acessar no Yahoo ou no Google quando o assunto for o incêndio e suas vítimas, uma vez que estas chaves conduzem para um verdadeiro “campo minado”, explica Eduardo D'Antona, diretor da Bitdefender.

O ideal é manter sempre o seu antivírus em dia, e resistir à curiosidade de abrir supostos e-mails relacionados ao assunto.(do Canaltech)
Dizem que ”o peixe morre pela boca”, nesse caso, ou melhor no seu PC, ele “pode morrer”, pela sua curiosidade mórbida e doentia, isto é, se costuma se locupletar com estas cenas trágicas e tristes.

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizaçõe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.