quinta-feira, 5 de julho de 2012

Proibição da publicidade infantil no Brasil, prevê Projeto de Lei

Imagem: Fiocruz
O que já ocorre há algum tempo em muitos países, finalmente começa a ser discutido seriamente no Brasil, a proibição de propagandas direcionadas ao publico infantil. 

É um “verdadeiro massacre” a que são submetidas as crianças, com reflexos na sua educação e sobretudo em sua saúde e na saúde econômica da família que fica refém dos pequenos consumidores cada dia mais vorazes. 

Audiência publica com participação de pais e mães e associações e entidades ligadas ao tema, como o Conselho Federal de Psicologia (CFP), o coletivo Infância Livre de Consumismo, Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), ocorreu na última terça-feira (3) no Congresso Nacional.
”A publicidade agrava problemas como obesidade infantil, doenças metabólicas, sexualidade precoce, sedentarismo infantil entre outros problemas relativos às crianças.”
“Somos a geração dos superassediados. Da hora que acordam até o momento de dormir, as crianças são bombardeadas pela publicidade do consumo. E cada vez mais as crianças viram alvo de campanhas adultas, pois a publicidade sabe da influência da criança nas decisões de uma casa”, disse Taís Vinha.
Para a psicóloga Roseli Goffman, representante do Conselho Federal de Psicologia (CFP), até os 12 anos, a criança não tem discernimento para compreender a publicidade. “Somos radicais. Não há necessidade de publicidade para criança, ela deve ser voltada a quem tem poder de compra. Ainda mais no momento atual, em que tanto se discute sustentabilidade e o consumo exagerado. É preciso que se produza o consenso com urgência, antes que tudo esteja na convergência, na internet, na televisão por assinatura”, destacou a psicóloga.(...)
De acordo com Instituto Alana, o conteúdo da publicidade infantil é emotivo e basta 30 segundos para a campanha influenciar uma criança.
O Projeto de Lei prevê a proibição de publicidade infantil e a participação de crianças em qualquer tipo de publicidade ou comunicação mercadológica, e faz parte da campanha de utilidade pública que luta por uma alimentação saudável, segurança, educação, saúde e desenvolvimento da criança no meio social.

Fonte: Agência Brasil

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