domingo, 19 de abril de 2020

Comentários curtos, rasteiros e com pouco [ou nenhum] nexo

... é o que se vê nas Redes Sociais.

O que chama a atenção no Twitter, por exemplo, é quando diante de uma publicação, notadamente de viés político, sobretudo quando novidade ou polêmico, a quantidade de reações que ocorrem e que fica até difícil acompanhar ou dar uma olhada mesmo “estudiosamente”.

Mas o que chama a atenção é o tamanho. É isto, o tamanho dos comentários, quando a esmagadora maioria não passa de duas ou três palavras.

Isto ocorre bem quando a reação é negativa e primam pelo ataque pessoal [ao autor do artigo ou ao personagem citado], pelo ‘xingo’, pelo palavrão até mesmo de baixo calão, como se diz.

Mesmo curtos e rasteiros a maioria tem pouco sentido ou nexo com relação ao que está sendo exposto, é uma ‘coisa’ puramente emocional, que pressupõe pouca ou nenhuma compreensão efetiva do que está acontecendo ou, no mínimo, dificuldade em se expressar ou até mesmo por pura preguiça.

O fato é que não se diz coisa com coisa, e ao que tudo indica por falta de uma capacidade mínima de compreensão efetiva do que está acontecendo.

É quando a título de participação xinga-se, que é o argumento comumente usado ‘ao se faltar chão sob os pés’.

A famigerada fakenews se alimenta desse fenômeno, ou seja, pouca capacidade cognitiva que permita a mínima [ou nenhuma] análise e compreensão do que de fato está acontecendo e a dificuldade de se buscar mais informações, que possam permitir uma contextualização da “notícia” e assim uma melhor aproximação da sua real natureza, levando-o a aceitação ou descarte.

A saída para este estado de coisa e para “se ficar bem na foto” é endossar, é passar pra frente.

É do que se alimenta, se alimentou, toda a avalanche de “notícias” que turbinaram a candidatura do Bolsonaro e lhe garantiram a eleição.

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.