domingo, 22 de março de 2020

Porque é uma excelente ideia, mesmo, fazer caminhadas diárias

Andando por aí vemos tão poucas pessoas ‘fazendo caminhadas’, que a conclusão que chegamos é que deixou de ser moda, entre aspas, embora as suas vantagens radicais continuem as mesmas.

Vantagens estas tanto a nível geral na melhoria da qualidade de vida, como especifica e objetivamente na prevenção e mesmo cura de vários problemas sérios de saúde.

O custo? Não passa de um pouco de bom senso e racionalidade, assim como do velho e do meio esquecido ‘amor próprio’.

(...)
1-...  ao praticarmos exercícios, o organismo libera substâncias como a endorfina, que aumenta nossa motivação e disposição. Esse poderoso hormônio faz com que a sensação de bem-estar prevaleça por horas após a atividade física, garantindo melhores níveis de disposição e felicidade.

(...)
2 -... em 2018, a revista Proceedings of National Academy of Sciences (PNAS) publicou um estudo realizado por cientistas americanos e japoneses. Eles concluíram que caminhar diariamente por 10 minutos faz bem para a memória.

A prática, segundo os pesquisadores, estimula a conectividade cerebral e outras regiões do cérebro responsáveis pela formação e pelo armazenamento das nossas recordações. O resultado desse estudo comprova que a caminhada é uma aliada na luta contra o declínio cognitivo.

Bater perna diariamente ainda pode aliviar os sintomas de condições que afetam a saúde mental — e a endorfina, novamente, tem boa participação nisso: pesquisadores da Universidade de Stirling, na Escócia, identificaram que o exercício tem um papel positivo no combate à depressão.

(...)
3 - Esse certamente é um dos benefícios mais famosos da caminhada. Além de melhorar a circulação sanguínea e a postura, a atividade colabora com a perda de peso saudável e com a queima de gorduras localizadas. Em ritmo mais rápido, é possível perder cerca de 400 calorias em 1 hora — ou 0,5 kg por semana. Interessante, não é mesmo?

4 - Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma pequena caminhada todos os dias pode garantir grandes benefícios para a saúde. Bastam 30 minutos diários, em ritmo constante, para colher ótimos resultados no futuro, sobretudo quanto à prevenção de doenças.

(...)


Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.