sábado, 19 de outubro de 2019

Lembra-se da proposta de ‘renda básica universal’ do Zuckerberg?

Mark Zuckerberg
"Chegou a hora de nossa geração definir um novo contrato social. Deveríamos explorar ideias como a da renda básica universal para garantir que todos tenham segurança para testar novas ideias".
Não chega a ser novidade, pois o ex-senador Eduardo Suplicy (PT), já havia proposto a “Renda Básica da Cidadania”, em 2004, que aprovada nunca foi regulamentado pelo Congresso.

A ideia Mark Zuckerberg foi exposta em um discurso feito a formandos da universidade de Harvard (2017).

(...) a necessidade de que a população, independentemente de sua condição socioeconômica, tenha recursos para bancar despesas básicas como saúde, alimentação e moradia... (...).
Eduardo Suplicy
Veja a explicação do Suplicy para a sua ideia:
“A maior vantagem de um programa de renda mínima é do ponto de vista da dignidade e da liberdade do ser humano”, ele diz. “É a moça que não consegue dar de comer em casa para suas crianças e acaba vendendo o seu corpo... É o jovem que, pelas mesmas razões, resolve ser o ‘aviãozinho’ da quadrilha de narcotraficantes... Com o básico, essas pessoas vão ganhar o direito de dizer ‘não’.”
Parece que já vimos esse filme em uma versão bem pragmática e que fez uma verdadeira revolução nas condições de vida de dezenas de milhões de brasileiros, e que, com o apoio insano e/ou inconsciente de boa parte destes mesmos beneficiados, “subiu” uma proposta que não só pregou, mas fez, mesmo, o oposto.
Confira: “Brasil é a prova de que a pobreza pode ser erradicada”, disse o Bill Gates
Como pode ver o até recentemente homem mais rico do planeta [caiu um pouco na classificação] com uma ideia assim..., embora possa estar pensando em como isto pode reverter para sua merreca de grana, já que o capitalismo “nunca dá ponto sem nó”.

Por aqui a ideia do Suplicy não foi regulamentada, mas, na prática efetivada...

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.