sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

Elites... O que seria isso mesmo?

Carta Maior @cartamaior  Aug 6 MoreBelluzzo:'Brasil não tem elites;tem ricos,em geral incultos,acostumados a dizer barbaridades sobre tudo.Foram responsáveis pelo impeachment'

O autor pressupõe, em certo sentido conservador e tradicional, ou coisa que o valha, um setor ou segmento de alguma forma superior, não só hierárquica e socialmente falando.

Se sociologicamente o conceito significa a minoria que detém o prestígio e o domínio sobre o grupo social, até procede, mas etimologicamente, o que há de mais valorizado e de melhor qualidade, de especial em um grupo social... Já há sérias controvérsias.

Historicamente é um grupo que gira em torno do seu próprio umbigo e que endossou todos os projetos que relativizaram ainda mais os direitos, já irrisórios,  da população como um todo, inclusive o de simplesmente existir.

E não tem nada a ver com aquele princípio teórico de que seria referência  para a sociedade como um todo, como formadores de opinião no sentido do bem comum, diríamos assim.

Ela, a local, é aquilo que diz o Belluzzo, mesmo, sem os signifiados implícitos... Logo, seu comportamento no momento histórico atual é da mais pura coerência.

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.