segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Ombudsman – da própria Folha – aponta manipulação pró-Marina no último Datafolha

Como vê, a coisa é tão feia – a manipulação e distorção dos fatos, e notícias, nesta mídia associada e vendida – que um funcionário da própria empresa, o ombudsman, exercendo seu papel, é claro, aponta o excesso na edição da pesquisa.

As pesquisas têm em si mesmas uma margem de erro – e de manipulação já na coleta dos dados, o que deve ocorrer com frequência – além da edição que costumam fazer sobre os dados coletados, daí a necessidade de não nos atermos aos títulos e irmos ao texto onde, por uma questão legal, mesmo entre aspas, é possível ver melhor o que de fato foi apurado.

O dado ‘negado’, é tão serio, ou seja, o crescimento das intenções de voto no Lula, apesar do bombardeio diário de denúncias falsas e de edição/manipulação na mídia, “que não dava pra passar”, daí a manipulação e a consequênte ‘negação’ deste fato tão relevante, mesmo em termos técnicos.
Leia também: Fracasso de temer, e turma, ameaça eleições de 2018, por falta de ‘opções’ mais à direita nas urnas
A tal da Marina é a salvação da direita, que não tem ninguém em quem possa investir com chances, mesmo remotas, de ameaçar a liderança de Lula nas pesquisas para 2018.

      "Ombudsman aponta manipulação pró-Marina do último Datafolha

 “Na minha avaliação, além de se equivocar na edição da pesquisa Datafolha, o jornal perdeu a chance de transformar o resultado da pesquisa numa pauta aprofundada e relevante: tentar explicar como e por que Lula teve um desempenho melhor do que na última pesquisa se ele tem sido quase diariamente personagem de notícias negativas”, diz a jornalista Paula Cesarino Costa

A manipulação pela Folha da última pesquisa Datafolha (leia aqui), em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva cresce em todos os cenários, foi criticada neste domingo pela ombudsman do jornal.

“A pesquisa foi apresentada aos leitores da seguinte maneira, na edição de 12 de dezembro: ‘Marina é líder em todos os cenários de 2º turno’, dizia a manchete da primeira página. O subtítulo completava: ‘Lula sobe no primeiro turno em relação à pesquisa de julho, mas mantém alta rejeição, diz Datafolha'”, diz ela. “Como é fácil perceber, o enfoque dado pela Redação foi tortuoso e chegou a estar errado no título acima reproduzido — não corrigido pela Redação até a conclusão deste texto.”

O fenômeno mais importante captado pela pesquisa, no entanto, foi outro: o crescimento de Lula, apesar do massacre a quem vem sendo submetido pela aliança mídia-Judiciário.

“Na minha avaliação, além de se equivocar na edição da pesquisa Datafolha, o jornal perdeu a chance de transformar o resultado da pesquisa numa pauta aprofundada e relevante: tentar explicar como e por que Lula teve um desempenho melhor do que na última pesquisa se ele tem sido quase diariamente personagem de notícias negativas”, diz ela. (Por Brasil 247Revista Forum)

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