terça-feira, 23 de junho de 2015

Um ‘lado’ do Bolsa Família pouco conhecido é o seu efeito sobre o índices educacionais


Um aspecto muito interessante do, tão combatido por muitos, Bolsa Família, é o seu efeito na educação e escolaridade da população, já que em sua concessão existe o condicionamento de observar a frequência dos filhos à escola.

Ensino e aprendizagem

Iniciativa contribuiu para aumento significativo do número de estudantes que concluíram Ensino Fundamental até 16 anos.

O Programa Bolsa Família garante renda para as famílias brasileiras, mas também contribui para o aumento significativo do número de estudantes que concluíram o Ensino Fundamental até os 16 anos. Em 1992, o percentual era de apenas 7% entre os mais pobres. Em 2013, esse percentual saltou para 56%. O resultado faz parte da pesquisa Plano Nacional de Educação e Programa Bolsa Família, elaborada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad). O levantamento foi apresentado na última sexta-feira (12).

Entre 2003 e 2013, segundo a pesquisa, a escolaridade média entre os mais pobres aumentou em um ritmo mais acelerado que o do restante da população. As pessoas em situação de pobreza passaram a ter 2,2 anos a mais de estudo, enquanto os outros 80% da população ganharam 1,3 ano de estudo.

De acordo com o coordenador-geral de Integração e Análise de Informações do MDS, Flávio Cireno, o bom resultado se deve ao acompanhamento da condicionalidade de educação dos alunos beneficiários do Bolsa Família e à articulação intersetorial das políticas públicas. “Os beneficiários do programa estão dentro da escola e aumentando a escolaridade média. Hoje, está acontecendo uma revolução silenciosa no País graças à integração das políticas”, disse.

Acesso à educação

Para o professor da Universidade de Brasília (UnB) e integrante do Conselho Nacional de Educação, Joaquim José Soares Neto, o Bolsa Família contribuiu muito para a melhora do acesso à educação no Brasil.

“A pesquisa demonstra um considerável avanço. Talvez não na velocidade que gostaríamos. Mas não podemos ser pessimistas e dizer que o resultado é ruim. Isso não é verdade”, afirmou. Neto ressaltou ainda que a condicionalidade de educação é um compromisso importante para garantir a frequência escolar das crianças e jovens.


Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.