quinta-feira, 11 de junho de 2015

Pode um membro do Supremo agir acima da Constituição? Pelo visto o Gilmar pode!

É um forte fator de insegurança institucional, ver, assim, um membro da mais alta corte e instância de poder judicial do país, agir tão levianamente ao ‘arrepio de lei’, como se diz, sem que nada lhe aconteça, e muito menos que os seus pares, guardiões que são da lei e da Constituição, nada façam ou emitam a mínima opinião ou parecer sobre tal deslize.

O que é notório, e agravante no caso, é a sua atuação partidária explícita, usando abertamente a corte de justiça a que deveria servir para seus fins pessoais e em total desacordo com a função que ocupa.

      "As últimas investidas do Ministro do STF, Gilmar Mendes, seja em sua atuação frente ao STF ou mesmo TSE, as quais chegaram ao ponto de confrontações com seus pares, mostram claramente sua intenção de sempre buscar novos flancos para atacar politicamente o governo.

Tal atuação, totalmente a margem das prerrogativas do cargo, põe em situação delicada todos que se veem objeto de suas investidas, pois estes não têm defesa contra tais atos, que em sua essência são feitos ao arrepio da lei maior, que veda manifestações de caráter político partidário aos integrantes da Corte Suprema.

O dano que esta sendo perpetrado é imenso, não somente ao governo em si, mas ao nosso, tão caro, Estado Democrático de Direito. 

E, neste caso, a única pessoa que pode dar um freio a tais movimentos é a Presidenta Dilma.

Aliás, teria precedente.

O Presidente Lula, em determinado momento de seu mandato, frente as frequentes e variadas aparições do Ministro Marco Aurélio Mello, postando opiniões e oferecendo declarações à imprensa, as mais estapafúrdias e virulentas possíveis contra seu governo, resolveu dar um basta e confrontou o ministro, barrando sua movimentação política.

Na atual conjuntura, impõe-se que a Presidenta Dilma faça o mesmo, de modo a que as atitudes do referido Ministro comecem a ser vistas como realmente são, ou seja, de indevida intromissão político partidária, dirigidas de forma direta contra o partido da Presidente e contra ela própria, o que é inadmissível em razão do cargo que ocupa.

Tais atos, em tudo contrários ao contido na Constituição brasileira, da qual deveria ser o guardião, representam uma distorção no sistema constitucional pátrio, o qual vem sendo sistematicamente violado pelo Ministro em sua ingerência político ideológica.

Esta tomada de posição deve, inevitavelmente, preceder o início da agenda positiva.

Não se deve deixar pontos soltos, capazes de contaminar toda a nova costura econômico política que vem sendo gestada. 

Por Sérgio Medeiros, no GGN

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.