quinta-feira, 5 de março de 2015

Vaza documento em que FHC promete entregar parte do Brasil aos norte-americanos


Vi outro dia no Twitter, uma moça enaltecendo a “estatura” intelectual e político-estadista do fhc, comparando com a baixa estatura, também intelectual e político-estadista do “iletrado” Lula. Acabei não resistindo e interagi um pouco com ela, salientando a esterilidade de tal acervo intelectual do fhc e listei alguns feitos do “iletrado”, sobretudo as 18 novas universidades federais – número congelado desde a ditadura – as mais de 5 mil bibliotecas municipais, isso sem falar as inúmeras escolas técnicas, enquanto o dito cujo letrado não fez absolutamente nada, e sonhava ter o grande empresário do setor de educação que se fez em seu período de governo – o Di Gênio –, como Ministro da Educação.

Agora, neste artigo-documento abaixo você vai conferir um pouco da estatura político-estadista do fhc, que foi condecorado, “por serviços prestados”, no Congresso dos EUA, de quem a velha mídia vendida de sempre continua polindo a imagem e vendendo aos incautos fãs, de um político que, literalmente, saiu pela porta dos fundos do Palácio do Planalto.

Tem também um item interessante de sua biografia, que foi o de ter recomendado que esquecessem o que tinha dito e escrito, quando ainda posava de intelectual de esquerda, já que chafurdava no ideário da direita entreguista sediada no país.

O lance é a prepotência, não só dele, mas de muito admirador de seus dotes ‘uspianos’, sendo que, mesmo ai, ele se aposentou aos 35 anos, logo, pouco “fedeu e/ou cheirou” por lá.

FHC foi impedido pelos militares de entregar a base de lançamentos de Alcântara, no Maranhão, aos Estados Unidos, com uma cláusula no contrato que exigiria crachás emitidos pelos EUA para brasileiros circularem em território nacional!

É um artigo de “fôlego”, mas que vale, mesmo, à pena conferir. É um detalhe na história política do Brasil que todos deveriam conhecer, sobretudo para não cair no “esparro” de voltar a dar tanto voto assim a um “legítimo representante” disso aí, como foi a votação que o aécio teve nestas últimas eleições, em grande parte regida por esta mídia vendida.
"Por Redação | Exclusivo
Um dos papéis mais importantes da internet é o de ajudar a disseminar informação. Ainda que muita gente se divirta com os bate-bocas eletrônicos, eu particularmente acho que essa é uma ferramenta essencial para a educação. E isso se deve a um fator muito específico: a internet fez com que o custo de transmissão e armazenamento de informações despencasse.

Graças à internet podemos, por exemplo, ter informações completas sobre um dos episódios mais patéticos da História recente do Brasil, que se deu em 18 de abril de 2000: a assinatura de um acordo entre o então ministro da Ciência e Tecnologia, Ronaldo Sardenberg, e o então embaixador dos Estados Unidos em Brasília, Anthony Harrington.

O acordo viria a ser anulado, diante da reação de políticos e militares. Tratava do uso, pelos Estados Unidos, da base de lançamento de foguetes de Alcântara, no Maranhão. Na época ainda era possível fazer acordos de bastidores em Brasília sem que a maioria da população brasileira soubesse de nada. Hoje a maioria prefere acompanhar o Big Brother, mas ao menos tem a oportunidade, se quiser, de saber o que se passa.

Tendo morado 17 anos nos Estados Unidos, sei exatamente como funcionam os americanos. São pragmáticos. Se você der um dedo, eles querem os 20. Se oferecer a mão, querem o corpo inteiro. Não é preciso emitir qualquer opinião a respeito do acordo. É só ler o texto. Revela uma postura inacreditável do governo de Fernando Henrique Cardoso em relação à soberania nacional e ao próprio território brasileiro. Subserviência com assinatura embaixo.

Do artigo III, Disposições Gerais, letra E, sobre a República Federativa do Brasil:

Não utilizará os recursos obtidos de Atividades de Lançamento em programas de aquisição, desenvolvimento, produção, teste, liberação, ou uso de foguetes ou de sistemas de veículos aéreos não tripulados (quer na República Federativa do Brasil quer em outros países).

Ou seja, o Brasil não poderia usar o dinheiro do aluguel de uma base estratégica para investir em seu próprio programa espacial.

Do artigo IV, Controle de Veículos de Lançamento, Espaçonaves, Equipamentos Afins e Dados Técnicos, número 3:

Em qualquer Atividade de Lançamento, as Partes tomarão todas as medidas necessárias para assegurar que os Participantes Norte-americanos mantenham o controle sobre os Veículos de Lançamento, Espaçonaves, Equipamentos Afins e Dados Técnicos, a menos que de outra forma autorizado pelo Governo dos Estados Unidos da América. Para tal finalidade, o Governo da República Federativa do Brasil manterá disponível no Centro de Lançamento de Alcântara áreas restritas para o processamento, montagem, conexão e lançamentos dos Veículos de Lançamento e Espaçonaves por Licenciados Norte-americanos e permitirá que pessoas autorizadas pelo Governo dos Estados Unidos da América controlem o acesso a estas áreas.

Brasileiros teriam que pedir autorização dos Estados Unidos para se locomover em território nacional.


Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.