domingo, 1 de fevereiro de 2015

‘O maior inimigo do Brasil é a mídia brasileira', diz o jurista Bandeira de Mello

É a sua janela para o mundo. Não só o mundo daqui chamado Brasil, mas, também todo o mundo. Mesmo porque já se sabe, não é nenhuma novidade, que a mídia hegemônica no país, as globos, folhas e estadões e vejas da vida, já deixaram bem claro a que interesses servem, quando dá para se ter uma ideia daquilo que seus filtros muito bem pagos deixam passar a título de realidade para os seus consumidores.

Usei a expressão janela com uma figura de linguagem, até romântica, pois tem gente que na realidade se informa por verdadeiras “gretas”, como leitores únicos de veja ou informados únicos do jornal nacional, por exemplo.

É necessária a construção de uma massa crítica de informações e conhecimentos, que uma mídia só, uma revista só ou um jornal só jamais vão lhe proporcionar, para que se atinja o nível de abstração essencial para que se consiga ver: “... a abstração nos auxilia a ver a floresta além da árvore. O texto dentro do contexto. O que é fato e o que é interpretação”.

Logo, um agravante é que estas pessoas que veem o mundo, Brasil e lá fora, por estas gretas minúsculas, se arvoram no papel de cidadãos informados e arrotam suas verdades com tanta fleuma e garra como se donas da verdade fossem, sem desconfiar que fazem papel de “bobo alegre”, quando reproduzem, inclusive com muita empáfia e arrogância as “verdades” de suas “gretas de informação”.

A internet permite hoje que você acesse uma infinidade de fontes de informação, inclusive em varias línguas – tradutores para seu navegador são fáceis e gratuitos – aonde pode criar a massa crítica de informação essencial, e formar a sua visão das coisas e do mundo, e será quando vai ver o quão mentirosas e desrespeitosas com a sua inteligência são as tais gretas informativas a que está habituado a usar. 

"'O maior inimigo do Brasil é a mídia brasileira'
Fala-se muito em liberdade de imprensa como sendo uma coisa importante por uma razão óbvia: onde é que nós recebemos informações sobre o Brasil e sobre o mundo? É pela mídia. Logo, se ela nos der uma informação truncada, orientada, encaminhada para valorar certas coisas e desvalorizar outras, o que nós brasileiros vamos ter dentro da cabeça?”, questiona o jurista Celso Bandeira de Mello, um dos principais nomes do Direito no País.

24 de Janeiro de 2015 às 07:51


Ele é considerado um dos expoentes do Direito Administrativo no Brasil, é a quinta geração envolvida com o mundo jurídico na sua família, começou como professor da Faculdade de Direito da PUC, onde mais tarde se tornou vice-reitor acadêmico. Aos 78 anos acumula os títulos de professor honorário da Faculdade de Direito da Universidade de Mendoza, na Argentina; da Faculdade de Direito do Colégio Mayor de Rosário, em Bogotá (Colômbia), membro correspondente da Associação Argentina de Direito Administrativo, membro honorário do Instituto de Derecho Administrativo da Faculdade de Direito da Universidade do Uruguai, professor extraordinário da Universidade Notarial Argentina e membro titular de seu Instituto de Derecho Administrativo e professor titular visitante da Universidade de Belgrano - Faculdade de Direito e Ciências Sociais, também da Argentina.

Estamos falando de Celso Antônio Bandeira de Mello, que em entrevista concedida ao jornalista Luis Nassif, no programa Brasilianas.org (TV Brasil) reconheceu a necessidade de uma reforma no poder judiciário. Para ele, os ministros do Supremo Tribunal Federal deveriam ocupar o cargo por no máximo oito anos. 

Hoje, o cargo é vitalício.

Clique aqui e confira!

Se gostou deste post subscreva o nosso RSS Feed ou siga-nos no Twitter para acompanhar nossas atualizações

*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.