domingo, 13 de outubro de 2013

Com 42% dos votos Dilma venceria no 1º turno, diz DataFolha

Dilma criança. Divulgada ontem no Dia da Criança
Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (12) pelo jornal “Folha da S. Paulo” aponta que a presidenta Dilma Rousseff (PT) seria reeleita ainda no primeiro turno caso enfrentasse os candidatos Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB).

Na simulação, Dilma conta com 42% das intenções de voto, enquanto Aécio tem 21% e Campos 15%. Votos brancos e nulos somam 16%, enquanto outros 7% ainda não souberam opinar. 

A pesquisa ainda realizou outros quatro cenários para a eleição de 2014, substituindo os nomes de Campos por Marina Silva e o de Aécio por José Serra. Em nenhuma combinação Dilma teria força suficiente para garantir sua reeleição ainda no primeiro turno.

A disputa mais apertada ocorre na simulação em que fica com 37% dos votos contra 28% de Marina  e 20% de Serra. Entretanto este é o cenário menos provável, já que ambos trabalham para a candidatura de seus presidentes nacionais: Campos e Aécio.

O Datafolha entrevistou 2.517 pessoas em 154 municípios e a margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos. Devido à filiação de Marina Silva ao PSB, a pesquisa deste sábado não pode ser comparada com outras realizadas anteriormente, já que os cenários são diferentes: após a aliança, ela e Eduardo Campos não podem mais concorrer um contra o outro.

Segundo turno


Caso ocorra segundo turno, Dilma iria vencer qualquer um dos seus oponentes, segundo a pesquisa. A maior diferença seria contra Eduardo Campos, com uma vitória por 54% a 28%. Já contra Marina seria 47% a 41%, contra Aécio Neves 54% a 31% e diante de José Serra, 51% a 33%.

Rejeição em 2014

O Datafolha ainda estudou o percentual de rejeição de cada um dos prováveis candidatos para a eleição. A maior taxa é a de José Serra, com 37%, seguido por Dilma com 27%, Campos com 25%, Aécio com 24% e Marina com 17%. (br.noticias)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.