terça-feira, 25 de junho de 2013

Porque o Aécio Neves e seus comandados na oposição estão contra a Constituinte?

Porque a oposição ao governo, liderada por Aécio Neves, está contra a convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte restrita?

Será se ele sentiu o cheiro de que a sua derrota em 2014 pode ser mais acachapante com o sucesso que esta Reforma Política ou pelo menos a instalação do processo de reforma, que já se arrasta há décadas no Congresso Nacional, melhore o cacife eleitoral da Dilma?

O estranho é que o próprio FHC já tentou instalar uma Constituinte restrita (1988-1989) e não coseguiu, pois, até o dito cujo sabia – e não é burro para achar diferente hoje – que é a única saída para o impasse do qual tanto depende a moralização do processo político eleitoral no país é através de uma Constituinte exclusiva.

Os deputados, antes e agora, não votaram e não votariam uma reforma que pode inviabilizar a vida política de grande parte deles, e, por puro espírito corporativista, enrolam “ad infinitum” como veem fazendo há décadas.

Discutir e aprovar uma reforma estrutural como esta, não é fácil nem aqui nem em lugar algum, como pode ver: 
No caso dos Estados Unidos, comentou, a reforma tributária levou cinco anos só para ser debatida no Poder Legislativo. Na Itália, a reforma previdenciária levou anos em discussão e, na Alemanha, sequer ela foi concluída. Apesar de considerar as reformas difíceis, o presidente afirmou que o país está conseguindo mudar o quadro político-institucional. (leia mais)
Já que mexe com interesses poderosos, estabelecidos e arraigados na cultura política, os parlamentares não sentem qualquer vontade ou estímulo de legislarem contra si mesmos, seus interesses, daí a necessidade de uma Assembleia Nacional Constituinte restrita, com representantes populares eleitos apenas para esta função temporária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.