quarta-feira, 8 de maio de 2013

Essa não é uma vitória do Brasil, mas da Organização Mundial do Comércio, diz a Dilma


O Palácio do Planalto recebeu "com satisfação" a indicação do brasileiro Roberto Azevêdo para a OMC (Organização Mundial do Comércio), segundo nota oficial assinada pela presidente Dilma Rousseff.

Ele foi eleito nesta terça-feira para o cargo de diretor-geral da OMC. É a primeira vez em que um latino-americano é eleito para um mandato completo de quatro anos.

Dilma ligou para Azevêdo por volta das 15h para cumprimentá-lo pela eleição. Na nota, ela também agradeceu o apoio que o candidato "recebeu de governos de todo o mundo nas três rodadas de votação".
A interpretação no Palácio do Planalto é que esse apoio contínuo, de vários países ao longo de todo o processo, foi essencial para a eleição de Azevêdo.

Segundo a presidente, "ao apresentar o nome do embaixador Azevêdo para esta alta função, o Brasil tinha claro que, por sua experiência e compromisso, ele poderia conduzir a Organização na direção de um ordenamento mundial mais dinâmico e justo".

"Essa não é uma vitória do Brasil nem de um grupo de países, mas da Organização Mundial do Comércio", diz Dilma no documento oficial.

CHANCELER
 
O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, disse que a eleição demonstra uma "ordem internacional em transformação". "É um resultado importante. Os países emergentes demonstram capacidade de liderança. Uma liderança que tem apoio no mundo em desenvolvimento, mas com reconhecimento no mundo desenvolvido", afirmou.

Segundo ele, a eleição foi possível pelo currículo de Azevêdo, que se especializou em comércio internacional, e pelo forte empenho do governo brasileiro na campanha. "Se consegue uma eleição como esta mobilizando toda a máquina da nossa diplomacia", disse. "Todo o governo trabalhou muito nessa candidatura. O Itamaraty trabalhou de forma incansável." (leia mais, na Folha)

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.