terça-feira, 5 de março de 2013

Magistrados rebatem Joaquim Barbosa e “insinuam” arbitrariedade no Mensalão

O que chama a atenção nesta nota de repudio dos magistrados ao presidente do STF, Joaquim Barbosa, é que ao longo do texto uma afirmação fica patente, como pode ver neste trecho: “A garantia do processo penal justo (…) é fundamental (…), ligada à independência judicial,... Esta afirmação aparece algumas vezes no texto, o que retira a sua aleatoriedade, e é, sim, uma crítica ao julgamento do Mensalão, onde sobrou prepotência e faltaram provas que – independente da culpabilidade dos acusados – deve pautar qualquer julgamento, conforme determina a Constituição Federal.
Para as três principais associações de magistrados, AMB, Ajufe e Anamatra, presidente do STF foi “preconceituoso, superficial e desrespeitoso” ao expressar opinião sobre os juízes brasileiros.

Três associações de magistrados rebateram neste sábado (2) a polêmica entrevista em que o presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, acusou os juízes brasileiros de terem uma “mentalidade pró-impunidade”. Em nota, as associações se dizem perplexas com as comparações entre a magistratura e membros do Ministério Público. Estes, segundo Joaquim, têm uma cultura “rebelde, contra o status quo”. A entrevista do presidente do STF foi concedida na quinta-feira (28) a correspondentes estrangeiros.


Se gostou deste post, assine o nosso feed RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.