quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Porque, só, o PSDB é contra a redução das tarifas elétricas?

É muito interessante, e sintomático, que uma medida que vai aliviar a economia como um todo e beneficiar à população, a redução de, aproximadamente, 20% nas tarifas de energia elétrica, considerada uma das maiores do mundo, que além de onerar o bolso da população pesa de forma significativa sobre a economia do país, sobretudo em tempos difíceis como agora, teve a oposição sistemática, exatamente dos governos administrados pelo PSDB: São Paulo, Minas Gerais, e Paraná.

Para isso, a ideia do governo federal é a antecipação da renovação das concessões do setor elétrico como uma forma de reduzir as tarifas de energia que, como dito acima, são consideradas uma das mais altas do mundo.
O contrato de concessão de um grande número de usinas, linhas de transmissão e distribuição terminam em 2015 e 2017. Pela lei anterior, ao vencer esses contratos, o governo teria de fazer um novo leilão dos ativos - ou transferir a administração para suas controladas. Mas o governo mudou de ideia, alterou as regras e decidiu renovar as concessões.
Em contrapartida, as empresas tinham de aceitar antecipar para 2013 a renovação dos contratos e cobrar pela energia produzida apenas o custo de operação e manutenção. Quem ainda não teve o retorno do investimento feito será indenizado.
Mas, porque estariam contra uma medida assim de racionalização do setor e de estímulo à economia, desonerando os custos das empresas e botando mais dinheiro no bolso da população, que pode, inclusive, reverter em benefício econômico ao país sobre forma de mais consumo?

Porque a oposição se até a FIESP – Federação das Industrias do Estado de São Paulo – a maior organização patronal do país, não só apoiou como vem fazendo uma campanha de apoio e 'denúncia' dos setores contra? Clique aqui e veja.

São as eleições de 2014. Estas medidas podem dar uma força considerável na retomada do crescimento da economia, e atrapalhar a torcida do “quanto pior melhor” para que o PSDB possa usar contra o governo Dilma, provável candidata à reeleição.

É a tentativa de construir a sua plataforma política, já que não tem nada a oferecer, de um pais em crise com a economia patinando, para que possam pousar sobre a carniça como urubus e oferecer ao eleitor o que fizeram como governo, e que sabem fazer melhor, reconduzir o Brasil à condição de puxadinho dos EUA. 

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.