domingo, 18 de novembro de 2012

Qual é mesmo a origem do nome 'Brasil'?

Leitor da CH pergunta: "Qual a origem do nome ‘Brasil’?" Laura de Mello e Souza, do Departamento de História da Universidade de São Paulo, responde.(Pergunta enviada por Emanuel Artiaga de Santiago da Silva, por correio eletrônico.)

Por: Laura de Mello e Souza
Publicado em 15/11/2012 | Atualizado em 15/11/2012
O nome desta terra de além-mar permaneceu 'polêmico' durante muito tempo: só no século 18 a utilização de Brasil consolidou-se, em vez de Terra de Santa Cruz. (foto: Vinícius Silva Couto) 

O nome do Brasil foi e continua sendo objeto de muitas discussões. Referências, em mapas, a uma ilha chamada Brasil – em que a denominação aparece com muitas variantes – remontam à Idade Média.

Quando os portugueses chegaram à costa sul-americana, em 1500, a primeira denominação escolhida foi Ilha de Vera Cruz, logo substituída por Terra de Santa Cruz. Essa forma perdurou ao longo de todo o século 16 e, a partir das primeiras décadas, conviveu com a denominação de Terra do Brasil, em virtude provavelmente da madeira então muito comercializada para tingir panos, o famoso pau-brasil.

Quando os portugueses chegaram à costa sul-americana, em 1500, a primeira denominação escolhida foi Ilha de Vera Cruz
Em Portugal, círculos de letrados mais ligados ao comércio passaram a usar o nome de Brasil para as terras americanas, enquanto aqueles mais imbuídos dos intuitos salvacionistas e preocupados com a catequese dos indígenas continuavam usando o nome de Terra de Santa Cruz. Essa ambivalência aparece até em obras escritas por um único autor: Pero de Magalhães Gandavo escreveu, por volta de 1570, um Tratado da Terra do Brasil e, cinco anos depois, escreveria uma História da Província de Santa Cruz.

Em 1728, o livro de Sebastião da Rocha Pitta expressou uma tendência que ia então se consolidando: escreveu uma História da América Portuguesa. Com o tempo, e ao longo do século 18, contudo, fortaleceu-se o nome Brasil, e os ‘brasileiros’ deixaram de ser apenas os comerciantes do pau de tinta para se tornarem os habitantes portugueses da América, até que a Independência de 1822 fizesse deles brasileiros de fato.

Laura de Mello e Souza
Departamento de História
Universidade de São Paulo

Texto originalmente publicado na CH 298 (novembro de 2012).

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.