sábado, 10 de novembro de 2012

Modo de vida norte-americano segue hegemônico no mundo multipolar,

Secretário-executivo do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (Clacso), que realiza seu congresso na Cidade do México, afirmou que decadência política, econômica e militar dos Estados Unidos não afeta sedução de seu modo de vida, baseado no “consumo e no shopping center”. Diante disso, cabem às universidades públicas combater a “alienação” e propor políticas que ampliem os direitos do cidadão, disse ele, na abertura do encontro.

Apesar da crise econômica e de potências emergentes como a China, os Estados Unidos seguem hegemônicos quando o assunto é a exportação de seu "modo de vida" e de todo o código de valores a ele ligado. Os projetos de desenvolvimento adotados na maioria dos países ainda são focados no consumidor e no shopping center, assim como direitos básicos do cidadão ainda dependem de sua capacidade de comprá-los.

A crítica foi feita pelo sociólogo Emir Sader, secretário-executivo do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (Clacso), que falou na noite de terça-feira (6) na abertura do congresso trianual da entidade, realizado na capital mexicana. Ao expor sua análise, o brasileiro chamou atenção para que os pesquisadores e professores presentes não se deixassem enganar pelo atual estado de decadência norte-americana.

"No mundo multipolar, os Estados Unidos são decadentes politicamente, economicamente, e militarmente não conseguem conduzir sequer duas guerras ao mesmo tempo. Mas seu modo de vida continua sendo copiado até pela China, que resgata milhares da pobreza com a cultura do consumo e do shopping certer", afirmou.


Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.