sábado, 19 de maio de 2012

Dilma chora na instalação da Comissão da Verdade


 “Ao instalar a Comissão da Verdade não nos move o revanchismo, mas nos move a necessidade imperiosa de conhecer a história em sua plenitude, sem ocultamentos, sem camuflagens, sem vetos e sem proibições”
A presidente Dilma Rousseff se emocionou durante a cerimônia de posse dos integrantes e a instalação da Comissão da Verdade, ocorrida em Brasília, nesta quarta-feira. O grupo foi criado para apurar violações aos direitos humanos no Brasil no período de 1946 e 1988, incluindo a ditadura militar (1964-1985).

Dilma iniciou seu discurso citando o político Ulysses Guimarães, oposicionista à ditadura militar e que lutou pela redemocratização do País. “A verdade não desaparece quando é eliminada a opinião dos que divergem. A verdade não mereceria esse nome se morresse quando censurada. A verdade de fato não morre por ter sido escondida”, disse. 

A presidente afirmou que o Brasil não pode se furtar de conhecer a totalidade de sua história. “Merecem a verdade aqueles que perderam amigos e parentes como se eles morressem de novo sempre, a cada dia”, falou. A nomeação dos membros da comissão ocorreu pensando em homens e mulheres que se identificam com a democracia, conforme ela.

“Ao instalar a Comissão da Verdade não nos move o revanchismo, o ódio ou o desejo de reescrever a história de uma forma diferente do que aconteceu, mas nos move a necessidade imperiosa de conhecê-la em sua plenitude, sem ocultamentos, sem camuflagens, sem vetos e sem proibições”, destacou a presidente.

O advogado e ex-ministro da Justiça, José Carlos Dias, ressaltou que a instalação da Comissão da Verdade é um passo relevante para a consolidação da democracia no País. Ele acredita que o fato se tornará uma marca do governo de Dilma, pela “coragem de revelar um período sombrio da história, sem caráter de revanchismo”.

Estavam presentes na cerimônia os ex-presidentes José Sarney, Fernando Collor de Mello, Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva.

Se gostou deste post, assine o nosso feed RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.