sábado, 14 de abril de 2012

Tiradentes inaugura 1º museu litúrgico da América Latina


Com total de 430 peças de arte sacra, das quais 80% oriundas da Igreja Matriz de Santo Antonio, construção histórica de meados do século 18, a cidade mineira de Tiradentes inaugura amanhã (14), às 17 horas, o primeiro museu litúrgico da América Latina. 

A obra recebeu apoio financeiro não-reembolsável do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no montante de R$ 10,6 milhões.

Um museu litúrgico não se restringe à exibição de peças de arte sacra, mas abriga também outros objetos, como prataria, mobiliário e vestuário ligados à liturgia religiosa, no caso do museu de Tiradentes, da católica.

A iniciativa será festejada com a comunidade na noite de hoje (13), com uma missa de ação de graças, revelou à Agência Brasil o padre Ademir Sebastião Longatti, pároco local, que cedeu a antiga casa paroquial do século 18 para abrigar o museu. Uma outra edificação foi erguida pelo BNDES a 50 metros do local, em substituição à casa paroquial. Foi cedido também o acervo, pelo prazo mínimo de 50 anos. 


Se gostou deste post, assine o nosso feed RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!

Bem vindo, a sua opinião é muito importante.